Ressaca Cultural: Uma obra para nos deixar à flor da pele

De revolução no nordeste brasileiro à história de imigrante sírio na Alemanha, este livro irá fazer refletir e viajar em muitos universos

Mariana Ramiro
Ano passado, quando divulguei os primeiros vídeos do meu canal no YouTube, logo recebi uma mensagem de um autor, o pesquisador e crítico literário Krishnamurti Goés dos Anjos, interessado em me enviar uma cópia de seu livro, À Flor da Pele. Depois de ler uma sinopse instigante, fiquei ansiosa para conhecer seus contos e aceitei, é claro!
Minha lista de leituras futuras é sempre grande e acabou demorando meses até que eu finalmente me dedicasse à leitura do livro, que só aconteceu recentemente.
O livro é composto por oito histórias que variam de tema, lugar, tempo histórico e protagonistas. Mas todas se assemelham em um ponto: trazem reflexões muito profundas. Sejam elas sobre problemas sociais e políticos ou sejam reflexões sobre o propósito e a finitude da vida.
O primeiro conto não me prendeu logo de início. Nele, é retratada a história da Revolução Pernambucana de 1817. A grande quantidade de informações e nomes me deixou confusa no começo, mas aos poucos fui me ambientando e me apegando ao texto muito bem escrito do autor e foi interessantíssimo conhecer em mais detalhes esse capítulo da história brasileira.
Os outros contos nos apresentam as lembranças e os desejos de uma protagonista religiosa, dois velhos amigos confidentes lamuriando-se e versando sobre os caminhos da vida, uma mulher obstinada a buscar o sentido da existência, um homem vítima de um sistema de saúde precário e indiferente e, o que eu mais gostei, uma imigrante síria na Alemanha tentando encontrar rumo e acolhimento depois de tantas perdas. De maneira tocante, o autor descreve a jornada dessa garota, utilizando um acontecimento real, marcante e profundamente triste como ponto de partida.
A solidão dos personagens é quase palpável e muitas situações vivenciadas por eles são de deixar os sentimentos de qualquer um à flor da pele. O tom do livro é por vezes triste e inquietante, mas consegui me envolver com cada um dos contos (uns mais do que outros) à medida em que fui avançando na leitura. A viagem por essas páginas foi uma grata surpresa e riquíssima experiência.
 


Mariana Ramiro é uma profissional de marketing apaixonada por livros desde que se conhece por gente. Ela também é dona do canal Ressaca Cultural, no YouTube, onde compartilha experiências literárias e cinematográficas e você pode acessar AQUI.

 

Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicações Recentes

Livro sobre mitologia de Hércules tem lançamento gratuito no Wonka Bar

"Os Doze Trabalhos de Hércules" é lançado em livro com poemas inéditos. Depois de passar pelo rádio, teatro e...
- Advertisement -

Veja Também

spot_imgspot_img