Imagens mostra a rotina dos catadores da cooperativa Mutirão, do Sítio Cercado
Quem passar pela administração da Regional da CIC nas próximas semanas poderá conferir a exposição fotográfica “Mutirão”, do carioca Ari Baiense, sobre um grupo de atores importantes da cena ambiental da cidade: os catadores de materiais recicláveis. São 15 fotos realizadas durante 13 anos de acompanhamento da rotina dos catadores da cooperativa Mutirão, do Sítio Cercado. “Os personagens são pessoas fortes e muito identificadas com o seu trabalho e a importância social que ele representa”, comenta o fotógrafo.
Inaugurada em 2020, a exposição já foi vista pelo público que circula pelas administrações regionais do Cajuru e Matriz e, em versão digital, pelo Portão Cultural. Em decorrência da pandemia, teve seu roteiro temporariamente suspenso até agora.
VEJA TAMBÉM: MON realiza exposição de arte africana com novas peças do acervo
Em Curitiba existem 40 cooperativas de recicladores que reúnem cerca de 700 trabalhadores participantes do programa Ecocidadão, da Prefeitura. Destas, quatro estão na Regional CIC: Acampa, Acuba, Corbélia e Novo Horizonte. Juntas, todas reciclam perto de 1,3 mil tonelada de resíduos por mês.
A exposição fica em cartaz até o dia 30 de setembro. A administração da Regional CIC fica na Rua Manoel Valdomiro Macedo, 2460 – dentro da Rua da Cidadania.