MON realiza exposição de arte africana com novas peças do acervo

Obras doadas são da Coleção Ivani e Jorge Yunes, uma das mais significativas coleções de objetos de arte africana do século 20

Acaba de entrar em cartaz no Museu Oscar Niemeyer a exposição “África, Expressões Artísticas de um Continente”, que apresente um recorte de 1.700 obras da Coleção Ivani e Jorge Yunes, uma das mais significativas coleções de objetos de arte africana do século 20, que foram doadas MON.

Máscaras, esculturas, bustos e cabeças de bronze, miniaturas metálicas, objetos do cotidiano e instrumentos musicais fazem parte da exposição, que será montada na sala 4. As obras são de países como Costa do Marfim, Mali, Nigéria, Camarões, Gabão, Angola, República Democrática do Congo e Moçambique, entre outros.

“A vinda da coleção de arte africana é parte de um processo de consolidação do marco referencial do MON, que estabelece como diferencial da instituição prioritariamente colecionar arte paranaense e brasileira e expandir seu olhar não eurocêntrico para a arte latino-americana, asiática e africana”, explica a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika.

VEJA TAMBÉM: MIS-PR recebe exposição do Prêmio New Holland de Fotojornalismo

Segundo o curador da exposição, Renato Araújo da Silva, as obras doadas ao MON foram adquiridas ao longo de mais de 50 anos pelo casal Ivani e Jorge Yunes, detentores de uma das maiores coleções de arte do Brasil.

“Com a exposição de objetos de heranças culturais tão distintas, encontramos aqui um importante ponto em comum: dentro do Museu, essas artes são elevadas a uma mesma plataforma artística, igualando a arte africana ao patamar da arte mundial”, diz. “Eis uma maneira de honrar a ancestralidade visual do passado e de abrir os novos plantios, rotas e perspectivas dessa arte no futuro”, comenta Renato.

Em 2018, o MON também foi o museu escolhido para receber a doação de outras quase 3 mil obras de arte asiática pelo diplomata e professor Fausto Godoy e oriundas de vários países África – parte dessas obras pode ser vista pelo visitante do MON na mostra “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”, na Sala 5.

Visitação

O horário de funcionamento do Museu Oscar Niemeyer é das 10h às 18h, de terça a domingo (podendo ser alterado conforme decretos vigentes na cidade). Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) e podem ser adquiridos na bilheteria ou no site www.museuoscarniemeyer.com.br, onde também estão explicados todos os protocolos de prevenção à covid-19 seguidos no espaço.

O endereço é Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico. Mais informações no Facebook, no Instagram ou no museuoscarniemeyer.org.br/mon/monemcasa, onde são disponibilizadas diversas atividades virtuais.

 

Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.