Radioteatro resgata história do inventor brasileiro Landell de Moura

Com humor e suspense, Ave Lola estreia radioteatro com homenagem a um padre cientista e inventor

Uma antiga igreja, no alto do morro de um bairro misteriosamente abandonado, será a tão sonhada sede própria de uma companhia teatral. Esse é o cenário onde se ambienta a história de “Frequência Instável”, peça de radioteatro escrita e dirigida por Ana Rosa Genari Tezza, fundadora da Trupe Ave Lola de Teatro, que está disponível gratuitamente no canal de YouTube da Ave Lola e demais plataformas de podcast.

No início da pandemia, quando a trupe precisou interromper o processo de seu próximo espetáculo que estava prestes a estrear, começaram a pensar em novos projetos artísticos, considerando a impossibilidade do público presencial. Um deles foi o Podcast Ave Lola, um podcast com cara de rádio, como Ana Rosa costuma descrever.

“Eu sempre amei o rádio, minha avó era costureira e enquanto trabalhava tinha sempre um rádio ligado no ateliê. Uma das minhas primeiras memórias é a de minha avó e as outras mulheres da casa entorno da radionovela sempre no mesmo horário. Sinto que o rádio é democrático, tem uma capacidade de alcance imensurável, guarda em si o poder de alimentar a imaginação, informar e divertir”, conta a diretora.

O flerte com o rádio ganhou maiores proporções e a natureza curiosa de dramaturga e atriz abriu caminho para que Ana Rosa fosse além. Em suas investigações, descobriu que um padre cientista e inventor brasileiro, o Roberto Landell de Moura, foi pioneiro em pesquisas e experimentações do que viria a se tornar o rádio, o telefone, a televisão e a fibra óptica. A informação foi o dispositivo para a criação da trama que envolve uma trupe de teatro, uma cientista, uma igreja e os experimentos do padre inventor.

“Sempre quis ter um programa de rádio, a pandemia trouxe o Podcast Ave Lola e nós da trupe estamos apaixonados com as possibilidades dessa nova viagem artística”, explica Ana Rosa.

VEJA TAMBÉM: Cia Ilimitada transforma espetáculo teatral em podcast

Além do drama e da comédia, emprestados do teatro, o suspense também é um dos recursos presentes nessa ficção radiofônica com transmissão atualizada pelas plataformas que dispomos hoje. As personagens de “Frequência Instável” foram interpretadas por César Matheus, Eduardo Giacomini, Evandro Santiago, Helena Tezza, Laura Tezza, Luís Fernando Nicolosi, Marcelo Rodrigues de Oliveira, Regina Bastos, Taciane Vieira e por Ana Rosa que faz Andreia, uma cientista apaixonada por seu ofício.

Logo após a estreia, a diretora e o elenco ainda farão um bate-papo com o público pela plataforma Zoom. Mais informações sobre a conversa serão divulgados na estreia do podcast.

 

Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.