Cia Ilimitada transforma espetáculo teatral em podcast

“Contos – O Comprador de Sonhos” está disponível gratuitamente no Spotify

Como se faz para ser feliz? Essa é a a questão essencial do conto “O Comprador de Sonhos”, que acaba de se transformar em um podcast realizado pela Cia Ilimitada a partir  da experiência de pesquisa e realização do espetáculo “Contos”, criado em parceria com a Orquestra à Base de Sopro de Curitiba em 2019.

“Ao renovarmos a linguagem do trabalho, estamos propondo novo diálogo com o ouvinte e criando novas imagens. Ao nos privarmos da visão, sentido bastante estimulado pelo teatro, ampliamos as possibilidades da escuta e o trabalho ganha outra potência. E, se tratando de uma contação de história, o ambiente de transmissão se torna perfeito, possibilitando, inclusive, alcance ainda maior”, acrescenta o diretor Marcio Juliano.

“O Comprador de Sonhos” relata a trajetória de Kanhru, jovem, índio, trabalhador, brasileiro, e a transformação que acontece em sua vida quando decide comprar um sonho e passa a contá-lo como seu. O podcast foi uma alternativa da companhia para seguir criando e levar entretenimento ao público distanciado pelo isolamento social.

Ouça aqui o podcast “Contos – O Comprador de Sonhos”

A produção e os ensaios foram realizados de forma remota e a dramaturgia e os arranjos originais foram recriados para a nova versão. “Embora esse trabalho tenha surgido da experiência que tivemos com o espetáculo, ele resultou num produto novo e pensado para a escuta digital, estreitando ainda mais a parceria entre atores e músicos na construção de imagens sonoras. A narração dos atores, totalmente integrada com a música, não só se adequou perfeitamente ao podcast, mas trouxe ainda mais frescor para a obra”, conta o diretor, que também é um dos narradores da história e assina a dramaturgia.

VEJA TAMBÉM: Por Trás da Cena: Podcast revela os processos criativos do teatro

O elenco ainda tem como narradores Glaucia Domingos e Marcel Szymanski. A composição é de Sergio Albach, que além de músico é responsável também pela direção musical. A ficha técnica traz também: Davi Sartori (músico e mixagem), Luís Rolim (músico), Nadja Naira (assistência de direção), Mônica Infante (preparação de elenco), Chico Esmanhoto (captação, edição e masterização) e Adriana Alegria (design gráfico). A produção e a realização são da Cia Ilimitada.

 

Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.