Curso on-line do Cine Passeio abordará a produção cinematográfica de terror japonesa entre 1940 e 2010
No final dos anos 90, os filmes de terror japoneses tiveram uma divulgação significativa por outros países, com longas-metragens como “Ringu” (O Chamado) e “Ju-on” (O Grito). Mas, desde o fim parcial da ocupação estadunidense em território japonês em 1952, esse gênero teve presença constante na produção cinematográfica do país.
Para fazer uma análise panorâmica dos filmes de terror japoneses no período de 1940 a 2010, o Cine Passeio promove o curso on-line gratuito “Pesadelos da modernidade: O cinema de terror japonês” em todos os sábados de julho, sempre das 15h às 17h. Os interessados devem se inscrever NESTE LINK.
VEJA TAMBÉM: Curta-metragem curitibano ganha Menção Honrosa em festival internacional
Ministradas por Raphael Cubakowic, as aulas destacarão as principais linhas de força dos filmes de terror do Japão, tanto no estilo quanto nos mais recorrentes temas. O curso buscará esclarecer e aprofundar a história do cinema japonês por meio da cultura, mitologia, contexto histórico e de produção para traçar a forma como esses filmes deram vazão a ansiedades específicas causadas pelo processo de modernização acelerado e violento do país no fim do século XIX.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.