Projeto Ônibus da Cultura leva arte e informação para bairros de Curitiba

//Projeto Ônibus da Cultura leva arte e informação para bairros de Curitiba

Projeto Ônibus da Cultura terá museu itinerante e promoverá espetáculos e oficinas em todos os bairros de Curitiba

O ônibus percorrerá escolas, praças, parques e Ruas da Cidadania. Imagem: Divulgação

A partir de maio, o projeto Artes e Patrimônio – Ônibus da Cultura ganha as ruas de Curitiba, levando arte e informação de forma gratuita para todos os cantos da cidade com o objetivo de democratizar o acesso à cultura para toda a população. Os ônibus irão fazer paradas em escolas públicas municipais, CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil), escolas de educação especial, parques, praças e Ruas da Cidadania.

O projeto, que terá duração de dois anos, conta com dois ônibus que foram reformados para se transformarem em unidades culturais itinerantes. Cada um terá uma programação independente e completa, com equipes específicas.

O Ônibus Museu é um museu sobre rodas com painéis, fotografias, eréplicas de obras de arte. Ele terá monitores para ajudar o público na interpretação das obras e descobertas de novos significados, propondo atividades interativas e tablets, que retratarão a história da cidade e do bairro. Será possível também visitar virtualmente os museus locais e os principais do mundo, por meio de óculos de realidade virtual. Na parte externa, será montada uma tenda com atividades de leitura, jogos, desenhos e uma caixa de areia onde o conceito de arqueologia será trabalhado pelas crianças por meio de escavações onde encontrarão objetos feitos numa impressora 3D.

Já o Ônibus Palco é  equipado para apresentações de música, teatro, dança e circo, com estrutura de som e luz completos. Estão previstas mais de 380 apresentações teatrais em locais públicos nos finais de semana, espetáculos teatrais em escolas e eventos comunitários durante a semana, concertos musicais didáticos, contações de histórias e shows de danças e grupos folclóricos. Artistas das comunidades e de grupos locais, alunos de faculdades de artes e companhias étnicas farão parte do elenco rotativo.

Os dois veículos têm em comum a acessibilidade, com elevadores para cadeirantes. Além disso, cadeiras projetadas para idosos e pessoas com dificuldades motoras vão ser colocadas nas plateias. Material em braile, legendas e peças que podem ser tocadas serão a porta de entrada para atender ao publico com necessidades especiais.

A Prefeitura Municipal de Curitiba é uma das apoiadoras do projeto e por meio de um convênio com a Fundação Cultural de Curitiba, cedeu os dois ônibus em comodato durante a realização do projeto. A PUC também é parceira: professores e alunos do curso de Tecnologia em Jogos Digitais criou a programação da parte interativa do Ônibus Museu. O patrocínio é do Instituto Joel Malucelli. Conta ainda com incentivo através da Lei Rouanet das empresas Blount, Greca Asfaltos e Fertipar. A realização é do Solar do Rosário e do Ministério da Cultura.

2018-05-02T09:59:42+00:00 30 abril - 2018 |0 Comentários

Deixe uma resposta