Projeto de lei que propõe contratação de jovens sem experiência vai para votação

Objetivo é que empresas com benefícios da prefeitura reservem vagas para jovens sem experiência no mercado de trabalho

marcos vieira
Vereador Marcos Vieira justifica que é necessário uma lei, pois programas podem ser abandonados por gestões futuras. Foto: Reprodução/Facebook

Na próxima segunda-feira (17/08), será votada na Câmara Municipal de Curitiba um projeto de lei ordinária do vereador Marcos Vieira (PDT) que propõe o programa “Meu 1º Emprego”, para estimular a inserção de jovens de 16 a 24 anos no mercado de trabalho.
A proposta é que empresas que possuam benefícios ou isenção fiscal concedidos pela Prefeitura de Curitiba reservem um percentual de vagas, de acordo com o número de funcionários, para os jovens sem experiência anterior nas funções.
“Diante do cenário do desemprego no Brasil, nós vemos que uma grande fatia dos desempregados, quase 30%, são jovens, Hoje o mercado exige que pra ser contratado tenha experiência, mas como o jovem vai ter experiência se ele não tem a oportunidade de emprego?”, avalia Marcos Vieira.

VEJA TAMBÉM: PET Ciências Sociais produz material para vestibulandos da UFPR

Esta é a terceira vez que o projeto vai para votação. Vieira acredita que a rejeição se deve ao fato dele não ser da base política do prefeito e os vereadores acreditarem que ele busca um ganho político. “Não é uma questão política, nós temos que avaliar os benefícios que esse projeto traz, o quanto ele vai beneficiar jovens que estão sem oportunidade, precisando de emprego e não conseguem”, afirma.
Segundo o vereador, não é um programa de menor aprendiz ou de estagiários e não existem custos extras para a Prefeitura de Curitiba. Ele aponta ainda que a intenção é uma lei porque programas já existentes podem ser abandonados por futuras gestões.
 
 
 
 
Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!