Programação virtual do Cine Passeio traz mostra independente, estreias e clássicos nacionais

Filmes amazonenses, documentários, clássicos e lançamentos estão entre as opções desta semana

Por Camile Triska, com assessoria
Com as salas fechadas temporariamente devido ao Decreto 1640/2020, as sessões on-line do Cine Passeio desta semana trazem diversas novidades. Uma delas é o projeto “Conexões dos Extremos”, mostra de intercâmbio de filmes entre Manaus e Curitiba que é exibida gratuitamente na sala virtual Cine Vitória.
Pela mostra, o público poderá assistir a três filmes amazonenses: o documentário “Tudo por amor ao cinema” de Aurélio Michiles, sobre Cosme Alves Netto, que lutou pela pela divulgação e preservação do cinema brasileiro e latino-americano, o premiado curta-metragem “O Barco e o Rio”, de Bernardo Ale Abinader, e a animação “A Última Balada de El Manchez”, de Leonardo Mancini.
Ainda na sala virtual Cine Vitória estreia o documentário “Marumbi: a Montanha Por Dentro”, de Matias Dala Stella, que apresenta entrevistas, depoimentos e imagens da relação dos montanhistas com o Pico do Marumbi.
A partir desta semana, o Cine Passeio também inicia uma parceria com o Consulado da Argentina em Curitiba, que trará indicações de filmes daquele país para assistir gratuitamente na plataforma CINE.AR , desenvolvida pelo INCAA – Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales. O primeiro é “El Día Que Los Beatles Vinieron a la Argentina”, de Fer Pérez. Por enquanto, os filmes da plataforma não estão legendados.

VEJA TAMBÉM: Curtas-metragens curitibanos são selecionados para o Festival de Cinema de Santos

Entre as exibições gratuitas, ainda estão disponíveis os brasileiros “Bang Bang”, de Andrea Tonacci, um clássico do cinema marginal (movimento cinematográfico do final da década de 60 e início da 70 caracterizado pelos filmes de baixo orçamento e contracultura) e “Trago Comigo”, de Tata Amaral, que retrata memórias da ditadura militar no Brasil.

Lançamentos do cinema

Já na sala virtual Cine Plaza, que apresenta lançamentos do cinema com cobrança de ingressos, tem a estreia de “Greenfield: Segredos Explosivos”, suspense australiano dirigido por Julius Telmer e Jevgeni Jevsicov, sobre um jovem que volta à sua pequena cidade natal para reconquistar a ex-namorada e e acaba se envolvendo em perigosos segredos.
Outros filmes em cartaz nessa sala são “A Loucura Que Nos Une”, da dinamarquesa Marie Grahtø Sørensen, “Vingança e Traição”, do russo Vladimir Koyfman, o drama tcheco “O Quarto de Vidro”, de Julius Sevcik, a comédia britânica “Todo Mundo Ama Minha Mãe”, de Alberto Sciamma, e “Éden – O Mundo de Eva”, de Ágnes Kocsis.
Toda a programação virtual está disponível até o dia 16 de dezembro no site www.cinepasseio.org.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.