Programação do Cine Passeio traz filmes nacionais sobre protesto histórico e contador de histórias

Longa-metragem de ficção e dois documentários nacionais estão na programação, que ainda tem comédia dramática e filmes em espanhol

Camile Triska, com assessoria de imprensa
Nesta próxima semana, até o dia 26 de maio, os filmes nacionais são destaque na programação virtual gratuita do Cine Passeio, disponível no site www.cinepasseio.org. Um deles é o longa-metragem de ficção “O cego que gritava luz”, de João Batista de Andrade, apresenta um contador de histórias que diverte as pessoas. Mas, ele nunca termina de contar a narrativa que fala sobre um cego, testemunha da morte de duas meninas por ter tateado o rosto do assassino.
Outras duas produção brasileiras são documentários. Dirigido por Tiago Tambelli, “20 Centavos” retrata a agitação social e política desencadeada em todo o Brasil a partir de protestos contra o aumento nas tarifas do transporte público em São Paulo, em junho de 2013. Já “Não respire, contém amianto” de André Campos, Carlos J. Barros e Caue Angeli, investiga como a indústria do amianto tenta vender a imagem do minério como algo que não é tão ruim, mesmo ele já banido em quase 70 países por ser cancerígeno.

VEJA TAMBÉM: Curtas-metragens curitibanos são selecionados para festival internacional de animação

Um homem apavorado por ter recebido o telefonema de uma mulher que havia acabado de ser enterrada é o tema de mais uma das exibições gratuitas. A comédia dramática búlgara “O Pai”, de Kristina Grozeva e Petar Valchanov, entra na segunda semana em cartaz mostrando essa situação inusitada, que serve como pano de fundo para um filho e um pai mudarem o seu difícil relacionamento, abordando temas como afetos, perdas e velhice.
As apresentações gratuitas ainda tem dois filmes pela parceria do Cine Passeio com o Consulado Argentino e o portal Cine AR: “Te La Vamos a Dar”, de Miguel Bou e o “No Mires Para Abajo”, de Eliseo Subiela– esses sem legendas em português.

Filmes com cobrança de ingressos

Para quem procura lançamentos cinematográficos, esses com cobrança de ingressos, estreia o premiado longa-metragem australiano “Harmonia Silenciosa”, uma história de amor “queer” dirigida por Ian Watson. Outras opções em cartaz são “Os Esquecidos”, dirigido pela cineasta Daria Onyshchenko, vencedor dos prêmios de melhor longa-metragem e melhor ator no Avanca Festival Film de 2020, o drama de guerra iraquiano “Haifa Street: Corações em Guerra”, de Mohanad Hayal, o romance de ficção científica canadense “Clara, de Akash Sherman”, além do thriller americano “Lucky: Uma Mulher de Sorte”, de Natasha Kermani, do suspense belga “Doce Obsessão”, Bernard Declercq, e do drama alemão “Uma Mulher Inesquecível”, de Eliza Petkova.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.