Primeiro Emprego prorroga inscrições para curso no período da manhã

A medida não é válida para a Regional Tatuquara

Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

A Fundação de Ação Social (FAS) prorrogou até o dia 31 de janeiro as inscrições para os adolescentes que desejam participar do Programa Formação para o Primeiro Emprego (PPE), este ano, no período da manhã. O presidente da FAS, Thiago Ferro, explica que a medida foi adotada porque ainda há vagas disponíveis para os cursos e oficinas que serão oferecidas nesse período.

A prorrogação vale para os adolescentes que moram nas regionais Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, CIC, Matriz, Pinheirinho, Portão e Santa Felicidade. A medida não vale para a Regional Tatuquara.

O PPE oferece gratuitamente 1 mil vagas para adolescentes de 14 a 17 anos, principalmente aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social e que estão vinculados aos projetos e serviços da assistência social em Curitiba. São 500 vagas pela manhã e 500 à tarde.

As inscrições devem ser feitas neste link. O resultado do processo seletivo será publicado próximo dia 10 de fevereiro e as matrículas deverão ser realizadas de 17 a 21 de fevereiro. As aulas começarão em março.

Programa Formação para o Primeiro Emprego
O PPE oferece cursos e oficinas com o objetivo de capacitar e aumentar a empregabilidade de adolescentes. A é ampliar as possibilidades de acesso ao mundo do trabalho, preferencialmente na condição de aprendiz.

Este é o segundo ano que o programa é oferecido. As aulas acontecem nos Liceus de Ofício das Ruas da Cidadania. O primeiro grupo, para adolescentes de 14 e 15 anos, tem oficinas de língua portuguesa, matemática básica, introdução à informática e ao mundo dos negócios, empreendedorismo, trabalho voluntário, palestras, oficinas, orientação profissional e visitas monitoradas a empresas, entre outras abordagens pedagógicas.

O segundo grupo, com jovens de 16 e 17 anos, participa de oficinas de leitura e comunicação, relações socioprofissionais, cidadania e ética; saúde e segurança do trabalho; planejamento e organização do trabalho; raciocínio lógico e análise de dados; gestão contábil e financeira; e operações logísticas.

Neste ano, o programa será desenvolvido em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Junior Achievement, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto Federal do Paraná (IFPR) e outros parceiros que poderão surgir ao longo do ano.

Mais informações sobre o programa estão disponíveis no site  ou pelo e-mail pemprego@fas.curitiba.pr.gov.br.