Prefeitura de Curitiba abre vagas para interessados em expor nas feiras de artesanato

As vagas são para as feiras do Largo da Ordem, as de Artesanato dos Bairros e a de artes plásticas da Avenida Luiz Xavier

Foto: Cesar Brustolin

A Prefeitura de Curitiba abriu um chamamento público para a seleção de novos artesãos e artistas plásticos interessados em expor e comercializar obras em feiras de artesanato da cidade. As vagas são para as feiras do Largo da Ordem, as de Artesanato dos Bairros e a de artes plásticas da Avenida Luiz Xavier.

Para participar, os produtos devem ser artesanais ou artísticos (artes plásticas), feitos pelo próprio expositor, sendo proibida a comercialização de produtos importados, industrializados ou objeto de revenda. “Além de serem atrativo turístico, nossas feiras ajudam a ampliar a renda de muitas famílias”, diz Marily Lessnau, coordenadora das Feiras de Arte e Artesanato.

O resultado vai ser divulgado no dia 20 de setembro, à partir das 9h, no Instituto Municipal de Turismo. As feiras, endereços, dias de funcionamento e número de vagas abertas podem ser conferidos no edital de chamamento, disponível neste link.

Feirinha do Largo da Ordem
A feira acontece no bairro São Francisco, sempre aos domingos, das 9h às 14h. Os artistas e artesãos interessados em participar serão selecionados de acordo com a avaliação dos produtos apresentados. São 40 vagas para produtos artesanais e 10 vagas para artes plásticas.

A licença de funcionamento terá validade de um ano, podendo ser renovada, ou não, segundo os critérios da administração das feiras.

O cadastro vai acontecer nos dias 20 e 21 de agosto na sede do Instituto Municipal de Turismo (Praça Garibaldi, 7, São Francisco), das 9h às 12h e das 14h às 17h. Os produtos vão ser analisados pela Comissão de Avaliação e Vistoria nomeada por Portaria do Instituto Municipal de Turismo. São três representantes do instituto e dois dos artesãos.

Para a avaliação dos cadastrados com artes plásticas a comissão será composta por dois representantes do Instituto Municipal de Turismo e três representantes da Comissão de Avaliação de Artes Plásticas da Feira de Arte e Artesanato de Curitiba.

  • Documentação necessária para o cadastro
    a) original da Cédula de Identidade;
    b) original do Cadastro de Pessoas Físicas – CPF;
    c) cópia de comprovante de endereço residencial e do local de produção legíveis (quando diferentes) de Curitiba e Região Metropolitana, com data de emissão não superior a 90 (noventa) dias, contados da data de publicação do edital e em nome do interessado;
    d) certidão de regularidade de tributos municipais do Município de Curitiba;
    e) três amostras dos produtos artesanais e artes plásticas (recentes), podendo participar com até duas categorias de produtos, que deverão ser deixadas para avaliação e retiradas na data marcada.
    f) as amostras deixadas para avaliação deverão ser entregues embaladas e de acordo com a fragilidade do material e devidamente identificada sua fragilidade. Em caso da não apresentação embalada, o Instituto não se responsabilizará por danos causados ao produto.
    g) A ausência das informações ou comprovantes impossibilitará a formalização da inscrição.
    O resultado vai ser divulgado no dia 27 de setembro à partir das 9h na sede do IMT.

Feiras dos Bairros e de Artes Plásticas
Estão abertas 170 vagas para as 18 Feiras de Arte e Artesanato de Bairros e outras dez vagas para a Feira de Artes Plásticas da Avenida Luiz Xavier, no Centro.

O cadastramento vai acontecer nos dias 10 e 11 de setembro, das 9h às 12h e das 14h às 17h. O candidato poderá se inscrever em até duas categorias e deverá permanecer com o mesmo tipo de produto artesanal por um período mínimo de três meses.

A avaliação e a seleção dos produtos de artes plásticas para a Feira da Luiz Xavier será feita por uma comissão composta por dois representantes do Instituto Municipal de Turismo e três representantes da Comissão de Avaliação de Artes Plásticas da Feira de Arte e Artesanato de Curitiba.

Para avaliação dos inscritos com artesanato para as Feiras de Bairros, a comissão será composta por dois representantes do instituto e três representantes das feiras.

  • Documentação necessária para o cadastro
    a) original da Cédula de Identidade;
    b) original do Cadastro de Pessoas Físicas – CPF;
    c) comprovante de residência, endereço e local de produção atualizado (máximo três meses) preferencialmente em nome do candidato;
    d) certidão de regularidade de tributos municipais do Município de Curitiba;

No caso das Feiras de Bairros, o candidato poderá concorrer em até duas categorias de produtos, devendo apresentar três amostras de cada categoria. Produtos frágeis deverão ter embalagens protegidas. As amostras devem ser retiradas assim que o resultado estiver disponível.

 

 

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