Porta dos Fundos lança programação de quarentena

Com conteúdos pensados para todas as redes sociais, o grupo desenvolve uma nova programação que incentiva as pessoas a ficarem em casa

foto mostra o tradicional bonequinho sentado numa cadeira dentro de casa
Porta dos Fundos lança programação especial de quarentena. Foto: Divulgação

Para incentivar as pessoas a ficarem em casa durante o período de quarentena, o Porta dos Fundos apresenta uma programação de conteúdos novos todos os dias. Além das esquetes publicadas no canal do YouTube sempre às segundas, quintas e sábados, e dos conteúdos extras nos demais dias da semana, o grupo passou a criar quadros especiais de humor em todas as redes sociais.
Os conteúdos, além de divertidos, também têm como propósito conscientizar a população sobre o Covid-19, alertando sobre o cumprimento das medidas orientadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde). O primeiro vídeo sobre o assunto, “O pronunciamento do Peçanha”, veiculado em 19 de março, alcançou mais de 2 milhões de visualizações em todas as plataformas e se tornou o segundo vídeo mais visto do IGTV do Porta dos Fundos.
A programação é formada por programas de episódios semanais gravados e apresentados pelos integrantes do grupo em casa. São eles: “Cantando na Janela”, “Que História É Essa, Vovó?”, “Porta Jogos”, “Quarentena com Dona Helena”, “Dancinha da Prevenção” e “Família sem Filtros”.
O “Cantando na Janela”, apresentado por Evelyn Castro, surgiu a partir de uma campanha organizada na internet, inspirada no movimento que ocorreu na Itália onde os vizinhos cantavam uns para os outros, do qual o Porta dos Fundos decidiu se juntar. O primeiro episódio, ao ar no dia 20 de março, com o “hino” Evidências, de Chitãozinho e Xororó. Cada episódio trará uma música diferente, e é realizado quinzenalmente às sextas-feiras, às 20h.

VEJA TAMBÉM: Feira do Largo da Ordem ganha versão virtual durante a pandemia

O “Que história é essa, Vovó?”, de Fábio Porchat, é uma parceria com o canal GNT e foca no público da terceira idade. Todos os domingos, às 15h, Porchat bate um papo descontraído com idosos, ouvindo suas histórias e incentivando a cumprirem a quarentena. O primeiro episódio contou com a participação da avó de Porchat, dona Maria Alice e de Paulo Galo, pai de Thati Lopes, atriz do Porta. Na segunda edição, Fábio conversou com a cantora Rita Lee e também com Rita Cadilac, e teve um aumentou 40% no número de visualizações. No terceiro programa, Fábio recebeu o cantor Gilberto Gil.
Já o “Porta Jogos”, quadro da atriz Thati Lopes teve a participação de Noemia Oliveira, também atriz do canal, se enfrentaram em um jogo divertido e cheio de interações de fãs.
O “Quarentena com Dona Helena” é um quadro do IGTV e em outras plataformas do canal que vai ao ar semanalmente e é protagonizado por Fabio de Luca, que conta as peripécias de dona Helena, seu personagem, durante esse período. O vídeo teve um aumento de 1.8 vezes no número de compartilhamento, em relação à média da página.
O “Família sem Filtros”, com Rafael Portugal foi lançado em 11 de abril e acontece às sextas-feiras. Já o programa “Dancinha da Prevenção”, apresentado por Nabote está com lançamento previsto e as informações serão confirmadas em breve, no Instagram no Porta dos Fundos.
A nova programação apoia o entretenimento como um aliado nesse cenário de reclusão. Num comparativo semanal, até o momento o perfil do Porta no Instagram já contou com um crescimento de 187% no número de visualizações, 222% no número de impressões e mais de 123% em alcance. No YouTube, o vídeo #FiqueEmCasa e Lave As Mãos #Comigo, onde Fábio Porchat e outros membros do elenco ensinam a lavar as mãos corretamente, já conta com mais de 665k de visualizações no canal.
O grupo também desenvolveu uma nova logomarca pela primeira vez desde a sua criação, que reforça o pedido para manter o isolamento social, usando a internet como uma ferramenta de aproximação e compartilhamento. Além disso, criou um plano comercial para dar soluções e atender as necessidades de seus clientes durante este período.