Pinturas serão feitas em um ateliê improvisado ao ar livre, atrás do Memorial Ucraniano
Duas estacas de madeira, 100 metros de plástico stretch e 14 frascos de tinta em spray. Esse é o material que será usado pelo artista plástico ucraniano Sviatoslav Vladyka, que está em Curitiba, para retratar dois ícones da poesia: o ucraniano Taras Shevchenko e a paranaense de origem ucraniana Helena Kolody.
O trabalho será realizado a partir das 7h deste sábado (16/01), em um ateliê improvisado ao ar livre nos fundos do Memorial Ucraniano, perto da escultura da pêssanka – o ovo de Páscoa pintado à mão da tradição ucraniana.
VEJA TAMBÉM: Ventura Shopping recebe nova exposição sobre a capital paranaense
Para realizar a pintura, estacas serão envolvidas pelo plástico, que, assim, criarão telas de aproximadamente 2 metros quadrados para o artista trabalhar nos tons cinza, preto e branco. A execução dos retratos deve ser concluída à tarde.
Os retratos permanecerão no local até a pintura ser desgastada pelo tempo, o que deve durar poucos meses. Obras de arte como esta já foram feitas em outros lugares do mundo por Vladyka, que é especialista na arte sacra do seu país.
O artista está em Curitiba a convite da comunidade ucraniana, que este ano completa 130 anos da chegada ao Brasil, para pintar os ícones religiosos que farão parte do painel (iconostase) da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, na Rua Martim Afonso.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.