Paraná, Terra Canção: compositor paranaense lança vídeo sobre sua vida e obra

Lydio Roberto traz diversos elementos da música paranaense e momentos marcantes de sua carreira em um vídeo biográfico

“Ama a sua terra aquele que melhor a conhece”. Essa frase do professor e folclorista Inami Custódio Pinto sempre foi uma das inspirações para o compositor paranaense Lydio Roberto e também para a produção de um vídeo biográfico, que o músico acaba de disponibilizar ao público em seu canal no YouTube.
Lydio se dedica a cantar o Paraná há mais de 40 anos, apresentando as inúmeras belezas do estado. A sua composição “Terra Canção”, que dá nome ao vídeo, é uma de suas músicas mais famosas, considerada por muitos como o hino extra oficial do Paraná. É também uma das canções mais executadas pelos artistas paranaenses, especialmente grupos vocais e corais, e foi trilha do vídeo comemorativo de 101 anos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
De acordo com Lydio, esse novo trabalho é uma oportunidade para o público conhecer e amar o Paraná por meio da música. “Este trabalho me permitiu mergulhar nas minhas histórias, memórias e nas lembranças de muita gente que me ajudou a chegar até aqui”, revela o cantor.

VEJA TAMBÉM: Shows do Conjunto Choro e Seresta entram na programação da FCC Digital

Além do depoimento do próprio artista, o vídeo traz também o testemunho de muitas pessoas que fizeram parte de sua vida e obra, em especial, membros de sua família, amigos e outros artistas, como as cantoras do Grupo Nymphas, o músico e arranjador Ricardo Saporski e parceiros como Cláudio Ribeiro e a poeta e escritora, Etel Frota.
Segundo Etel, a parceria que eles têm há mais de 20 anos é regida por uma espécie de signo metafísico, que a tem feito produzir letras para melodias já compostas e que trazem, de alguma maneira, histórias e vivências do próprio Lydio.
O roteiro traz um apanhado geral de sua carreira desde o início, ainda na década de 1970, quando formou o grupo Alla Breve, que produzia música latino-americana e apresenta toda a sua discografia, iniciando pelo LP “Choros de Águas” lançado em 1978, passando pelo CD “Estrelas Guia”, feito em homenagem aos filhos; o “Violada”, que traz elementos campeiros; “Alma Brejeira”, disco que apresenta sua identidade ainda mais intensa do que nos álbuns anteriores e o mais recente, “Nhengarí Inami – A arte do poeta popular”, realizado a partir de pesquisa sobre o fandango.
Ouça aqui as músicas de Lydio Roberto
O vídeo também expõe retratos da época em que Lydio Roberto participou do projeto Pixinguinha, promovido pela Fundação Nacional das Artes, que deu bastante visibilidade à música paranaense. Nessa época, ele dividiu o palco com artistas nacionais como Sivuca, Elza Soares, Roberto Correia, Elizete Cardoso, Leni Andrade e outros músicos consagrados.
Outras facetas de Lydio também são reveladas: ele é pesquisador, escritor, apresentador de programa de TV, professor universitário da UNESPAR e musicoterapeuta. Mais informações sobre o artista estão disponíveis em seu Facebook e Instagram.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.