Orquestra à Base de Sopro faz homenagem a Osiel Fonseca

Músico paranaense era conhecido por sua versatilidade

Na próxima sexta-feira (30/07), dia em que o músico paranaense Osiel Fonseca faria aniversário, a Orquestra à Base de Sopro lançará um novo vídeo em homenagem ao compositor e pianista. A divulgação será a partir do meio-dia no Facebook da Fundação Cultural de Curitiba e no Facebook do Conservatório de MPB.
A orquestra apresentará a composição Brasis, de Osiel, com direção musical de Sérgio Albach. A música apresenta inusitadas misturas de estilos, confirmando a versatilidade e talento do homenageado.
“Dono de uma personalidade reservada, Osiel não transparecia a intensidade que tinha com tudo que o cercava. A qualidade artística das composições e competência como instrumentista sobrevive ao tempo”, comentou o também pianista Sérgio Justen, amigo de Osiel e professor do Conservatório de MPB.
As composições de Osiel passaram por várias fases. Na primeira delas, aos 15 anos de idade, constam peças para piano que soavam como Debussy, com o detalhe de que o músico nunca tinha tido professor de piano. “Parecia o músico encarnado. Era um milagre genuíno da natureza, muitas vezes lembrei desse fato para justificar a existência de Deus”, observa Justen.

VEJA TAMBÉM: Festival Internacional de Percussão de Curitiba terá abertura com João Bosco e Mano a Mano Trio

Nascido em 1975 e falecido em 2008, Osiel Fonseca começou seus estudos musicais em Antonina (PR) na “Filarmônica Antoninense” tocando clarinete. Apenas em 1991 teve sua primeira aula de piano, quando demonstrou uma técnica pianística consolidada, surpreendendo a professora Maria Elena Passos.
Depois, em Curitiba, ele estudou com Roberto Gnattali e suas músicas ganharam os padrões estéticos de choros e baiões. Em seguida, a religião passou a influenciá-lo, numa fase que pode ser identificada pelo amadurecimento das composições.
Em pouco tempo, Osiel passou a integrar a Orquestra à Base de Corda, o Coral Brasileirinho e o Vocal Brasileirão, grupos do CMPB. Além de compositor, atuou como arranjador e professor, conquistando a admiração e o reconhecimento da área musical e do público.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.