Bienal de Quadrinhos lança coletânea com obras de artistas de todo o país

Terceira edição da Bienal Publica! reúne HQs, poesias e animações relacionados à música

A Bienal Publica!, projeto de difusão e visibilidade artística da Bienal de Quadrinhos de Curitiba, acaba de lançar a sua terceira coletânea de “Música & Quadrinhos”, com obras de quadrinistas de todo o país. A publicação tem uma exposição virtual e um PDF da versão impressa disponíveis gratuitamente no site bienaldequadrinhos.com.br/bienalpublica.
A coletânea, com curadoria do quadrinista, ilustrador e artista visual Fabio Zimbres, reúne 51 obras que apresentam a diversidade e criatividade dos artistas. HQs, poesias, animações, vídeos, roteiros e outras formas de arte buscam fazer uma relação entre a música e os quadrinhos.
Na versão impressa, as obras referenciam bandas como Sonic Youth e The Cramps e contam outras histórias, como a de um pobre metaleiro e a de um baião que um dia incendiou o Paraná, até o resgate do histórico Festival de Águas Claras e curiosas aventuras de uma capivara rapper curitibana. São 26 trabalhos de de artistas do Paraná, de Santa Catarina, de São Paulo, do Rio de Janeiro, da Paraíba, de Minas Gerais e de Pernambuco.

VEJA TAMBÉM: Inscrições abertas para o Prêmio Biblioteca Digital 2021

Já a exposição virtual apresenta 25 obras sobre diversas bandas. Os leitores podem curtir uma expansão gráfica da música “Artur Layne”, do Pink Floyd ou um ensaio em imagens sobre a repressão policial ao som do grupo Garotos Podres. Outra arte é uma crônica em quadrinhos sobre o show da Nômade Orquestra no Basement Cultural, em Curitiba, em 2017.

Lançamento virtual

A terceira edição da coletânea Bienal Publica! “Música & Quadrinhos” terá uma live de lançamento na próxima sexta-feira (30/07), no Instagram @bienaldequadrinhos. A transmissão será a partir das 19h e contará com a participação do curador e editor do projeto Fabio Zimbres, do designer que assina o projeto gráfico Camilo Maia, do coordenador da Gibiteca de Curitiba Fúlvio Pacheco, além de Gilmar Kaminski, um dos coordenadores da Bienal de Quadrinhos de Curitiba.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.