Organização para trabalhar em casa é essencial para a produtividade

Está precisando de mais organização para trabalhar em casa? Confira dicas que podem te ajudar a evitar distrações e perda de produtividade

organização para trabalhar em casa
Procurar um ambiente adequado e seguir rotinas é fundamental para o home office

Por Milu Ramiro
O home office é uma saída para continuarmos os trabalhos ao mesmo tempo em que evitamos o contato social no período de pandemia. Mas, é preciso disciplina e organização para manter a produtividade necessária.
Há algum tempo já temos um movimento maior em relação ao home office, porém, agora neste momento de isolamento social, isso virou quase que uma regra, todos os que podem estão trabalhando dentro de suas casas.
Independente do momento e suas consequências, o trabalho em casa tem muitas vantagens, mas também algumas desvantagens que muitos estão percebendo nesses dias.
Como grande vantagem temos, claramente, a falta do estresse com trânsito, transporte público, economia em alimentação, o estar mais tempo com a família, entre outros pontos. Como desvantagens podemos citar a falta de troca pessoal com os pares de trabalho e o convívio social. Contudo, o que tem gerado mais problemas para muitos profissionais é uma baixa produtividade pela falta de disciplina ao realizar as atividades num local com tantas distrações paralelas.
Muitas vezes pensamos em trabalho em casa realizado no jardim ou na sacada, numa cadeira confortável para o descanso ou no sofá em frente à televisão. Mas, se fizermos isso, não trabalharemos de forma adequada. Com certeza não seremos nada produtivos.
Não temos muitas saídas neste momento, precisamos aprender e nos adaptar a esse formato de trabalho, que depois de nos organizarmos, vemos as vantagens bem realçadas.
Veja algumas dicas para melhorar sua performance e experiência neste novo modelo em tempos de coronavírus.
Crie rotina – Acorde em horários semelhantes, faça refeições em “horários normais” ou tome banho sempre no mesmo horário. Quando você acorda, já tem mais ou menos a noção de como vai ser o seu dia. Fazer um “mapa mental” é determinante para você conseguir criar rotinas de trabalho. Acrescente aí uma agenda que deve conter tudo o que precisa fazer, nas rotinas diárias da casa e, principalmente, no trabalho a ser desenvolvido no dia, criando a ordem de prioridades. Determine horários para iniciar o trabalho, intervalos e também para finalizar o dia.
O ambiente de trabalho – Escolha  um ambiente adequado para ser seu espaço de trabalho. Escolha entre os espaços mais arejados e com luminosidade suficiente – a intensidade da luz interfere diretamente na produtividade. Procure um lugar que lhe dê mais privacidade, menos interferência – crianças, barulhos externos, etc. Veja se a mesa e a cadeira estão adequadas as suas condições físicas. Confira sua conexão de internet.
Mantenha a organização do ambiente – Prepare este local de forma organizada, deixando tudo o que vai precisar para o dia a dia de trabalho: agenda, celular, pastas, calculadoras, etc. Mantenha gavetas e arquivos práticos, com divisórias e separados dos outros documentos, papéis ou mesmo móveis da casa. Evite acumular papéis desnecessários. Aplique constantemente o 5S, retirando do seu espaço de trabalho tudo aquilo que não é pertinente a ele.
Cuidado com as distrações – Manter o foco é muito importante, o ambiente doméstico tem muitas distrações. Mantenha horários determinados para checar as redes sociais, conversar com outras pessoas da casa e até para brincar com os filhos.
Cuide da alimentação – Não é porque está trabalhando em casa que deve relaxar com sua alimentação. Seja por falta ou por excesso. Ao criar uma rotina, você deverá criar horários para as refeições e procurar fazer refeições completas e adequadas. Nada de ficar invadindo a geladeira durante o dia, fazendo lanchinhos. Procure também deixar um horário para o exercício físicos.
Organização ao final do dia – Quando terminar sua jornada do dia, reserve alguns minutos para colocar tudo no lugar, jogar fora o que não é mais necessário. Isso facilita sua vida para o dia seguinte e não haverá perigo de coisas importantes se perderem.
 
milu ramiro
Marilucia (Milu) Ramiro é jornalista, palestrante e escritora especialista em orientação e desenvolvimento profissional de jovens. É autora do livro “Quem Mexeu na Minha Bagunça?”, em parceria com a psicóloga Celi Piernikarz, e sócia de um projeto com o mesmo nome, voltado ao desenvolvimento do hábito da organização de alunos, pais e educadores.