Óperas, concertos e MPB na programação artística da Oficina de Música

Orquestras de todo o Brasil e grandes nomes da música brasileira estão entre as atrações

Entre os dias 17 e 31 de janeiro acontece a 38ª Oficina de Música de Curitiba, que neste ano será totalmente virtual e dividida em duas fases: música erudita e música antiga (de 17 a 23 de janeiro), e de música popular brasileira (de 24 a 31 de janeiro).
Como em todos os anos, além dos cursos, que estão com inscrições abertas até o dia 17 de janeiro, o evento ainda terá uma programação artística para o público em geral. Quem fizer parte da plateia virtual, no YouTube, poderá aproveitar concertos ao vivo e uma série de bate-papos com cantores e instrumentistas.
Os músicos e orquestras convidados desta edição foram revelados nesta quinta (08/01) em um lançamento oficial promovido pela prefeitura de Curitiba e Fundação Cultural de Curitiba (FCC) no Memorial Paranista do Parque São Lourenço.

VEJA TAMBÉM: Rapper curitibano lança DVD gravado no Teatro do Paiol

“Durante toda a pandemia, a Fundação Cultural de Curitiba buscou alternativas para manter seus programas ativos e continuar ofertando ao público uma programação artística de qualidade, mesmo que virtualmente. A 38ª Oficina de Música, em homenagem aos 100 anos de Astor Piazzolla, ofertará cursos e concertos on-line, permitindo um alcance inimaginável para o evento, com toda a segurança necessária em tempos de isolamento social”, destacou a presidente da FCC, Ana Cristina de Castro
Na primeira semana, um Encontro de Orquestras Brasileiras está programado para ser transmitido no Coreto Digital do Passeio Público. Nas redes sociais, ainda terão concertos ao vivo da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e, diretamente do Egito, a Orquestra de Meninas Cegas do Cairo participa da gravação.
Grandes produções operísticas também integram a agenda. Em Curitiba, os recitais acontecerão no Palácio Garibaldi. O Teatro Amazonas, Teatro da Paz (Belém) e Palácio das Artes (Belo Horizonte) também serão palco de eventos transmitidos pela Oficina de Música.
Para quem gosta de MPB, os músicos Lenine, Zeca Baleiro, João Bosco, Mônica Salmaso e Charles Gavin participarão de bate-papos on-line. A mediação ficará a cargo da apresentadora de programas culturais Roberta Martinelli e de João Egashira.
Ainda estão previstas gravações de shows ao vivo de Danilo Caymmi e da Orquestra à Base de Corda com o acordeonista Mestrinho, no show de encerramento do evento.
A programação detalhada completa, com todos os horários, será divulgada em breve no site www.oficinademusica.curitiba.pr.gov.br.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.