Safári virtual e playlists com sons da natureza foram criados pelo projeto Onçafari durante a pandemia
Que tal conhecer um pouco do Pantanal do Mato Grosso do Sul sem sair de casa? O projeto Onçafari, que atua no estudo e conservação da onça-pintada, criou duas ações para que o público possa fazer um pequeno safári virtual no Refúgio Ecológico Caiman, além de relaxar com os sons da natureza local.
“Com as restrições impostas pela pandemia, o sonho de viajar foi adiado. Nesse contexto, decidimos trazer o safári para dentro de casa, sendo uma forma de deixar o Pantanal mais perto, entreter e aproveitar a oportunidade para que as crianças e o público em geral conheçam mais sobre os animais da fauna brasileira”, destaca Mario Haberfeld, fundador do Onçafari.
No YouTube do projeto, o público encontra o vídeo Safári em Casa, onde a coordenadora geral e bióloga do Onçafari, Lilian Rampim, junto com o biólogo Pedro Reali e o guia Mario Nelson exploram a região em busca de aves, jacarés e onças-pintadas, investigando pegadas, rastros e apresentando um pouco da fauna e flora presentes. Para assistir, basta clicar AQUI.
A outra ação é a série “Sons do Onçafari”, que tem 20 gravações de áudio diferentes divididos em dois temas: Sons do Pantanal e Noite de Chuva no Pantanal. Em um estudo publicado na Scientific Reports, em março de 2017, pesquisadores apontam que os sons da natureza possuem um efeito relaxante para a mente, ajudando também na concentração. As playlists podem ser ouvidas no YouTube, Spotify e Apple Podcasts.
O projeto Onçafari atua no Pantanal, Cerrado, Amazônia e Mata Atlântica na preservação da biodiversidade em diversos biomas brasileiros, com ênfase em onças-pintadas e lobos-guarás, além de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico dessas regiões por meio do ecoturismo e de estudos científicos. Mais informações no site oncafari.org.