Olhar Periférico Festival de Cinema recebe inscrições de curtas-metragens de todo o Brasil

Festival tem como inspiração a música “Fim de semana no parque”, dos Racionais MC’S

Até o dia 15 de junho, cineastas da periferia de todas as regiões do Brasil podem se inscrever gratuitamente no Olhar Periférico Festival de Cinema. A ideia é mostrar o olhar desses profissionais que moram ou atuam nesse contexto social e conhecem de perto essa realidade, democratizando a sétima arte e revelando talentos.
Serão quatro mostras competitivas de curtas-metragens de até 25 minutos, produzidos a partir de 2019. Entre elas: Mostra Olhar Feminino, Mostra Olhar Diversidade, Mostra Olhar Jovem e Mostra Todos os Olhares, com curtas-metragens dirigidos respectivamente por mulheres, LGBTQIA+, jovens de até 29 anos e adultos. As inscrições devem ser feitas AQUI.
De acordo com os diretores Monica Trigo e Eduardo Santana, o Olhar Periférico Festival de Cinema quer trazer a visão e o mapeamento das principais produções cinematográficas dos últimos anos.

VEJA TAMBÉM: Arte das Palavras: Rapper Beduino lança single em parceria com a poeta Jaquelivre

“A periferia sempre foi um lugar pulsante com todas as vertentes culturais, o samba e o funk vieram dos morros do Rio de Janeiro, o rap nasceu na zona sul de São Paulo. A periferia lança moda das roupas e acessórios ao bronzeado na laje. Existe uma energia criativa nos saraus, nos slams e nos eventos literários das periferias de todo país e uma quantidade gigantesca de filmes feitos por pessoas das ocupações, das quebradas, dos guetos, das favelas e comunidades dos Brasis, desta federação continental”, diz Monica Trigo.
O festival tem como inspiração a música “Fim de semana no parque”, dos Racionais MCs. “Nos inspiramos na frase que diz: você está entrando no mundo da informação, autoconhecimento, denúncia e diversão. Esse é o raio-x do Brasil , seja bem-vindo!”, conta Eduardo Santana.
Segundo ele, o Olhar Periférico Festival de Cinema vai mostrar produtores audiovisuais da periferia contando as próprias histórias nas telas e as divulgando ao mundo.

Festival virtual

O Olhar Periférico Festival de Cinema acontece de 19 a 25 de julho e será transmitido em plataforma de streaming e também promoverá debates e bate-papos nas redes sociais. Os melhores filmes em cada categoria (Mostras Olhar Feminino, Diversidade, Jovem e Todos os Olhares) serão escolhidos por um júri técnico composto por profissionais do audiovisual e receberão o Troféu Olhar Periférico.
Mais informações no site www.olharperifericofestival.com, no Facebook e Instagram do Olhar Periférico Festival de Cinema.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.