Oficina ensina desenho com base nos movimentos do corpo

Serão quatro encontros de 11 de março a 1º de abril. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do Museu Paranaense

Foto mostra uma mulher deitada com as pernas encolhidas
Fernanda Pavão coordena curso de desenho no Museu Paranaense. Foto: Felipe Fontoura.

De 11 de março a 1º de abril, todas as quartas-feiras, o Museu Paranaense (MUPA) receberá a oficina Desenho e Movimento, que vai trabalhar noções de desenho a partir do olhar para os gestos e movimentos do corpo. O curso, coordenado pela artista visual e pesquisadora Fernanda Pavão, será dividido em quatro encontros, das 14h às 17h, na sala de exposições temporárias do museu. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.museuparanaense.pr.gov.br.
A oficina apresenta fundamentos que norteiam o desenvolvimento e expansão das noções de desenho a partir do olhar para os gestos e movimentos do corpo e da criação de um campo aberto de experimentação coletiva. Mais que um curso de desenho sobre movimento, é uma introdução ao estudo do corpo.
Três módulos principais conduzem os encontros: a Linha, que trabalha propriamente o desenho com lápis e papel. Conforme a linha se move pelo papel, novas possibilidades de conexão aparecem, sempre buscando a exploração dos espaços propostos; o Gesto, buscando a compreensão dos gestos cotidianos e artísticos; e o Movimento, a espiral como energia do movimento e ponto de contato do corpo e suas reverberações.

Quem é Fernanda Pavão?

Fernanda Pavão vive e trabalha em Curitiba, Paraná. Formada em Arte e Tecnologia pela Parsons the New School of Design (Nova Iorque), em Artes Visuais pela Faculdade de Artes do Paraná (Curitiba) e pela Escola Panamericana de Arte e Design (São Paulo). Participou da residência artística Location One em Nova Iorque e trabalhou no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA) como assistente curatorial de Performance e Arte Moderna entre 2009-2011. Entre 2012 e 2015 realizou uma série de ritos artísticos (performances) intitulado Amagoa aonde desenvolve um trabalho sobre a cor, o movimento, o corpo, a dança. Em 2018 integra o grupo de dança contemporânea A Milionésima, composto só por mulheres e cria sua oficina de Desenho e Movimento.
Serviço: Oficina Desenho e Movimento
Datas: dias 11, 18 e 25 de março e 1º de abril de 2020 (quartas-feiras)
Horário: 14h às 17h
Local: Museu Paranaense | Rua Kellers, 289 – São Francisco
Inscrições gratuitas: www.sympla.com.br/museuparanaense