Oficina de Música: Recitais ao Meio-Dia trazem concertos rápidos de música erudita

Até o dia 23 de janeiro, acontecem transmissões diárias de músicos e orquestras

Entre as atrações da 38ª Oficina de Música de Curitiba, uma opção é a série Concertos ao Meio-Dia, performances ao vivo e gravadas que ocupam o lugar dos concertos presenciais oferecidos na edição passada do evento. A programação é transmitida gratuitamente no site www.oficinademusica.org.br, sempre a partir das 12h, até o próximo sábado (23/1).
Nesta terça-feira (19/01), o público pode assistir a versão em micro-ópera de O Guarani, de Antônio Carlos Gomes. A obra do compositor brasileiro será executada pela Sinfônica de Santo André, com participação dos cantores líricos brasileiros Paulo Mandarino (tenor), Rosana Lamosa (soprano), Leonardo Neiva (barítono), Saulo Javan e Anderson Barbosa (baixos). A regência e direção musical são de Abel Rocha. A concepção visual do espetáculo é de Luísa Almeida.
Logo depois, acontecerá a apresentação da soprano paulistana Manuela Freua e do violinista italiano Emmanuele Baldini, que também é maestro e diretor artístico da Orquestra de Valdívia, no Chile. O duo executará Alfama, do grupo musical português Madredeus.
Para encerrar a programação dos Concertos ao Meio-Dia de terça-feira, a soprano mineira Ana Paula Machado e o tenor curitibano Vitório Scarpi, acompanhados pela pianista Priscila Bomfim, farão solos de árias de Bellini e Verdi e encerrarão a apresentação com um dueto (Un dí Felice Etérea) de La Traviata, também de Verdi. Essa performance acontecerá ao vivo, da Sociedade Garibaldi, no Centro Histórico.
Já na quarta-feira (20/01), Scarpi e Bomfim retornam à Sociedade Garibaldi para uma apresentação ao vivo com a mezzo soprano Ariadne Oliveira. Os cantores líricos farão solos de árias de óperas de Rossini e Verdi e encerrarão o espetáculo de um duo de uma das árias de sansão e Dalila, de Saint-Saens.

VEJA TAMBÉM: Oficina de Música: Inscrições para ouvintes nas aulas on-line seguem abertas

Na quinta-feira (21/01), será a vez da Capela da Glória, no Alto da Glória, voltar a ser palco de concertos. O grupo de música antiga Alla Rustica fará a transmissão ao vivo de Danças Reais – gênero popular nas cortes da Europa medieval. O espetáculo é produto de pesquisas históricas.
O Oratório de Bach, no Bosque do Alemão, recebe o violinista Alejandro Aldana na sexta-feira (22/01). Spalla (primeiro violino) da Orquestra Sinfônica de São Paulo, o músico brasileiro-argentino fará um concerto solo da Partita para Violino nº 2 e Chaconne, de Bach. A apresentação será ao vivo.
A série de Concertos ao Meio-Dia termina no sábado (23/01), com um concerto de órgão de Fernando Gabriel Swiech. A apresentação será ao vivo, de Hamburgo, na Alemanha. No programa, Mendelssohn, Brahms e Vierne.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.