Obras trazem informações, imagens e depoimentos de artistas que participaram das três últimas edições
Enquanto aguarda a 38ª Oficina de Música de Curitiba, que acontece entres os dias 17 e 31 de janeiro, desta vez em formato on-line, o público pode relembrar as três últimas edições por meio de fotolivros disponíveis gratuitamente no site oficial.
Os obras trazem um compilado de imagens e depoimentos de artistas que participaram seja em atrações artísticas, seja na área pedagógica, além de documentos informações e gráficos dos resultados alcançados.
“O evento deixa um legado artístico para a cidade ao promover o encontro entre grandes nomes da música e os grupos mantidos pelo município. Garantir a preservação da memória da Oficina é celebrar a música ”, explica Ana Cristina de Castro, presidente da Fundação Cultural de Curitiba.
Com os temas: Misture-se realizada em 2018, Liberte-se em 2019 e Beethoven vai reger a Cidade no ano de 2020, estas três últimas edições da Oficina de Música inauguraram uma nova fase, marcada pela descentralização e pela oferta à população de apresentações ao ar livre, além das tradicionais em espaços culturais da cidade.
Óperas, concertos e MPB
Em 2021, a Oficina de Música celebra o centenário de nascimento de um dos maiores expoentes da música latino-americana, o argentino Astor Piazzolla, e é dedicada à memória de Lúcia Camargo, diretora executiva (1979-1983) e presidente da Fundação Cultural de Curitiba (1989-1992).
Além dos cursos, com inscrições abertas até o dia 17 de janeiro, a programação artística terá orquestras de todo o Brasil, recitais de ópera e bate-papos com grandes artistas da MPB em transmissões no YouTube – o canal ainda não foi divulgado.
A abertura, no dia 17 de janeiro, ao meio-dia, será uma conversa com representantes da “Al Nour Wal Amal Orchestra” (Orquestra de Meninas Cegas), do Egito e, às 17h30, uma gravação da homenagem a Beethoven da Orquestra Sinfônica da Bahia, do Teatro Castro Alves (Salvador).
VEJA TAMBÉM: Mostra Pocket Live abre espaço para artistas curitibanos lançarem seus últimos álbuns
Recitais transmitidos do Palácio Garibaldi, em Curitiba, Teatro Amazonas, em Manaus, Teatro da Paz, em Belém, e Palácio das Artes, em Belo Horizonte também fazem parte a agenda, além de bate-papos com os músicos Lenine, Zeca Baleiro, João Bosco, Mônica Salmaso e Charles Gavin.
Esta edição mantém a divisão entre as fases de música erudita (de 17 a 23 de janeiro) e MPB (de 24 a 31 de janeiro), com a coordenação geral de Janete Andrade. As coordenações de núcleo estão a cargo dos maestros Abel Rocha (música erudita), Rodolfo Richter (música antiga) e João Egashira (música popular brasileira).
A programação com todos os horários e canais para assistir será divulgada em breve no site www.oficinademusica.curitiba.pr.gov.br.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.