Nova programação do Cine Passeio tem 15 filmes em cartaz nas salas virtuais

Filmes inéditos, mostras de produções curitibanas, clássicos francês e nacionais fazem parte da programação do Cine Passeio para esta semana

hora da estrela
O clássico nacional “A Hora da Estrela”, de Suzana Amaral, é um dos filmes gratuitos exibidos nesta semana. Foto: Reprodução

Julho inicia com nova programação do Cine Passeio, válida até a próxima quarta-feira, dia 8. Nesta semana são 15 filmes disponibilizados de forma virtual. Para assistir, basta acessar cinepasseio.org.
Na Sala Cine Vitória, que tem todas as exibições gratuitas, estão sendo lançadas duas mostras. A primeira é a Curta Curitiba, dedicada à produção de curtas-metragens na capital paranaense. Em parceria com a Avec – Associação de Vídeo e Cinema do Paraná, serão apresentados a cada semana deste mês, três curtas em sessões temáticas. O assunto desta primeira é “Histórias de Mulheres”. Os filmes são: A Mulher Que Sou, de Nathália Tereza, Primavera de Fernanda, de Débora Zanatta e Estevan de La Fuente e Ninguém Lembrará, de Marja Calafange.
A segunda mostra, em parceira com a SpCine Play, é a Rogério Sganzerla, dedicada a esse cineasta nascido em Santa Catarina, mas que tornou um dos ícones fundamentais do cinema paulistano. A estreia é com seu primeiro filme de ficção, o famoso O Bandido da Luz Vermelha, de 1968.
Como uma das influências mais fortes na cinematografia de Sganzerla foi a do cineasta Jean-Luc Godard, os curadores do Cine Passeio também escolheram o mais recente filme desse cineasta francês, ativo até hoje, para exibir nesta semana: o Imagem e Palavra, que tem exibições limitadas.
Ainda segue em cartaz a Mostra Curitiba de Cinema Doc, que apresenta dois novos filmes, agora sobre futebol: o Amadores do Futebol, de Eduardo Baggio, antecedido pelo curta-metragem Ciclo 7 x 1, de Gil Baroni.
A programação também tem uma homenagem para diretora brasileira Suzana Amaral, que faleceu no último dia 25 de junho, com a exibição do seu longa-metragem A Hora da Estrela, um clássico do cinema nacional baseado no livro de Clarice Lispector, além da Sessão Meia-Noite Virtual, com o filme A Lenda de Golem, dos israelenses Doron e Yoav Paz, que também tem inscrições limitadas para assistir.

Filmes inéditos

Já na sala virtual Cine Plaza, dedicada aos filmes inéditos em parceria com a plataforma Cinema Virtual, tem duas  estreias: o thriller O Candidato, de Rodrigo Sorogoyen, vencedor de diversos prêmios Goya (o “Oscar’”do cinema
espanhol) e o norte-americano Fluidity, de Linda Yellen, sobre a geração do milênio.
Continuam em cartaz o documentário canadense Com Amor, Scott, de Laura Marie Wayne, sobre um músico que sofre um ataque homofóbico; o drama romântico A Mulher Invisível (Above The Shadows) de Claudia Myers, sobre a história de uma jovem que misteriosamente desaparece para as outras pessoas; o infantil Meu Amigo Robô, do russo Sarik Andreasyan; e o suspense britânico Até Que Você Me Ame, de Edward A. Palmer.
Todas as sessões do Cine Plaza são pagas, com ingressos que variam de R$ 19,90 a R$ 24,99.

Conversas sobre cinema

No sábado, acontece mais uma edição da masterclass virtual sobre cinema, das 15h às 17h. O título desta edição é  Caras Tristes e Tons Pastéis, dedicada ao cinema de Wes Anderson, ministrada pelo professor, crítico e jornalista Luiz Gustavo Vilela. Para participar, é necessário se inscrever gratuitamente neste link.