Museu Oscar Niemeyer leva exposição de Vilanova Artigas a Ponta Grossa

Os ponta-grossenses poderão ver um recorte da mostra “Nos pormenores um universo – Centenário de Vilanova Artigas”

A partir do dia 26 de novembro, o Museu Oscar Niemeyer (MON) leva a exposição “Artigas, nos Pormenores um Universo” a Ponta Grossa, cidade a cerca de 100 km de Curitiba. A mostra reúne maquetes do arquiteto curitibano João Batista Vilanova Artigas (1915-1985) e poderá ser vista no Museu Campos Gerais, mantido pela Universidade Estadual de Ponta Grosa (UEPG).
A inauguração ocorrerá de forma on-line, a partir das 19h, no Youtube da UEPG. As visitas presenciais iniciarão a partir de 1º de dezembro e devem ser agendadas previamente pelo site www.uepg.br/museu.
O público também terá acesso remoto às exposições, por meio visitação em 360º no site do Museu Campos Gerais, além de outros materiais de divulgação, como depoimentos de pesquisadores e especialistas na área do patrimônio histórico e cultural.
As obras que poderão ser vistas pelos ponta-grossenses são Casa Mendes André, 1° Casa do arquiteto (Casinha), Casa Baeta, Segunda Casa do arquiteto, Escada Caracol da Casa Bettega, Pilar do Anhembi Tênis Clube e Pilar da Estação Rodoviária de Jaú – um recorte da exposição “Nos pormenores um universo – Centenário de Vilanova Artigas”, realizada pelo MON em 2015.

VEJA TAMBÉM: Portão Cultural reabre com exposição inédita no MuMA

Um dos curadores da exposição, Gustavo Paris, explica que pensar a casa significa também pensar a sociedade e seu conjunto de relações. “Por esse motivo, as obras selecionadas para a presente exposição tem como tema central a arquitetura residencial de João Batista Vilanova Artigas”, comenta.
Tais características podem ser observadas na escolha dos materiais utilizados, que resgatam a importância do contexto local em detrimento de uma industrialização que torna homogêneas as paisagens do mundo todo.
Realizada pelo MON, a exposição em Ponta Grossa faz parte de um projeto de itinerância e na cidade tem apoio da Universidade Estadual de Ponta Grossa e da Associação de Museus dos Campos Gerais.

Quem foi Vilanova Artigas

Para a diretora-presidente do Museu Oscar Niemeyer, Juliana Vosnika, a exposição apresenta aos paranaenses um pouco do singular trabalho do arquiteto, que nasceu em Curitiba no ano de 1915 e e formou arquiteto pela Escola Politécnica da USP, em 1937.

O arquiteto curitibano João Batista Vilanova Artigas, que faleceu em 1985. Foto: Acervo da Família/Divulgação

Na cidade de São Paulo, Vilanova Artigas foi fundador da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em 1948, na qual liderou mais tarde, em 1962, um movimento para a reforma de ensino que influenciou outras faculdades de arquitetura no Brasil.
Militante dos movimentos populares no Brasil, Artigas chegou a ser perseguido pela ditadura militar e expulso da universidade em 1969, juntamente com outros professores brasileiros.
Sua obra foi duas vezes premiada internacionalmente pela União Internacional de Arquitetos – UIA – Prêmio Jean Tschumi de 1972 e Prêmio Auguste Perret de 1985, esse  último póstumo.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.