Museu Oscar Niemeyer e Japan House São Paulo fecham parceria para exposições

Primeira ação da parceria será a exposição Japonésia, de Naoki Ishikawa

O Museu Oscar Niemeyer (MON) e a Japan House São Paulo (JHSP) acabam de assinar um termo de cooperação para a realização de exposições e intercâmbio de conteúdo educativo, entre outras ações conjuntas.
O primeiro fruto dessa parceria será a mostra “Japonésia”, de Naoki Ishikawa, considerado um dos artistas mais relevantes no cenário atual da fotografia no Japão, que entrará em cartaz no MON a partir de 11 de fevereiro.
O protocolo de intenções foi firmado pela diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika, e pelo presidente da Japan House São Paulo, Eric Klug, na presença da Superintendente de Cultura do Estado do Paraná, Luciana Casagrande Pereira, e do Cônsul Geral do Japão em Curitiba, Takagi Masahiro.

VEJA TAMBÉM: Público é observador e observado em nova exposição de arte no MuMA

“O Paraná e o Japão têm uma forte afinidade, a começar pela importante presença dos descendentes de japoneses no perfil multicultural da população do Estado. Essa parceria vai estreitar ainda mais essa relação, nos colocando em contato com a produção artístico-cultural contemporânea desse país pelo qual temos tanto respeito e admiração”, afirma Luciana Casagrande Pereira, superintendente de Cultura do Estado do Paraná.
A Japan House São Paulo tem como objetivo ser uma base de difusão de diferentes vertentes da cultura japonesa. “Seguimos apresentando o Japão de hoje além dos muros de nossa sede em São Paulo e a parceria com o MON é um dos importantes movimentos neste sentido. Estamos felizes com esta concretização e com a aproximação com os paranaenses”, enfatiza o presidente Eric Klug.

Exposição “Japonésia” reunirá fotografias que revelam particularidades do arquipélago nipônico. Foto: Naoki Ishikawa/Divulgação MON

Com curadoria de Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo, a exposição “Japonésia” reunirá 74 fotografias, que fazem parte de distintas séries realizadas por Ishikawa durante o período de 2009 a 2019. A mostra pretende revelar as particularidades do arquipélago nipônico, ressaltando sua diversidade de paisagens e de cultura, levando os visitantes a uma verdadeira expedição por um Japão desconhecido.
O horário de funcionamento do Museu Oscar Niemeyer é das 10h às 18h, de terça a domingo. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) e podem ser adquiridos tanto na bilheteria quanto no site www.museuoscarniemeyer.com.br, onde também estão explicados todos os protocolos de segurança seguidos no espaço, como limitação de público e uso obrigatório de máscaras por causa da pandemia da covid-19.
O endereço é Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico. Mais informações no Facebook, no Instagram ou no hotsite museuoscarniemeyer.org.br/mon/monemcasa, onde estão sendo disponibilizadas diversas atividades virtuais.
 

Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.