Museu Egípcio & Rosacruz Tutankhamon apresenta história das réplicas em evento on-line

Mesa virtual em parceria com o Museu de Arqueologia Ciro Flamarion Cardoso faz parte da Semana Nacional dos Museus

Nesta sexta-feira (21/05), o Museu Egípcio & Rosacruz Tutankhamon e o Museu de Arqueologia Ciro Flamarion Cardoso, de Ponta Grossa, fazem uma ação on-line conjunta para celebrar o Dia Internacional dos Museus e participar da Semana Nacional dos Museus.
A mesa virtual, que será às 10h, com transmissão gratuita pelo Facebook, apresentará um pouco da história, da produção e do uso das réplicas, a partir da experiência desses dois museus paranaenses.
As réplicas e os fac-símiles de artefatos arqueológicos e de obras de arte têm sido utilizados há muito tempo por museus de todo o mundo. “Seus usos são muito variados, pois atuam como substitutos dos objetos originais, nos casos em que estes não podem ser expostos devido à fragilidade ou à raridade, e permitem uma produção em série para que sejam manuseados, proporcionando uma maior interação com os visitantes dos museus”, explica Moacir Elias Santos, arqueólogo e responsável pelo Museu de Arqueologia Ciro Flamarion Cardoso.
Ele destaca ainda que destaca que o principal uso das réplicas e os fac-símiles, talvez, está diretamente relacionado à extroversão do conhecimento científico, pois são essenciais como ferramenta de ensino não formal dentro dos museus, além de permitirem o acesso democrático a uma parcela da população que dificilmente teria condições de viajar ao exterior para ver os objetos originais.
A mesa virtual terá  como mediadora a Supervisora Cultural da Ordem Rosacruz, Vivian Tedardi e o historiador do Museu Egípcio, Ewerson Dubiela como palestrante, além de Moacir Elias Santos.

Dia Internacional dos Museus

O Dia Internacional dos Museus foi estabelecido pelo International Council of Museums – ICOM (Conselho Internacional de Museus) há 44 anos para demonstrar o papel dos museus na sociedade, que permitem a conexão entre pessoas e culturas diferentes e, com isso, diversidade, participação e inovação.
Para este ano, o tema escolhido pelo ICOM foi “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”. A proposto é refletir sobre o futuro dos museus, não trazendo apenas o diálogo com ferramentas tecnológicas, mas tentando compreender como o “ser e estar” no mundo.

VEJA TAMBÉM: Exposição no Museu da Fotografia retrata a Escarpa Devoniana, cartão-postal do Paraná

No Brasil, o Estatuto de Museus (Lei Federal nº 11.904 de janeiro de 2009) estabelece esses espaços culturais como instituições sem fins lucrativos que conservam, investigam, comunicam, interpretam e expõe para fins de preservação, estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo, conjuntos e coleções das mais diferenciadas tipologias.
Assim, o IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) organiza todos os anos a Semana Nacional dos Museus, onde instituições museológicas do Brasil participam ofertando várias atividades para os seus públicos, como palestras, filmes, contação de histórias, oficinas, exposições, rodas de conversa, entre outras.

Visitas ao museu

O Museu Egípcio & Rosacruz Tutankhamon já reabriu suas portas ao público. Devido ao decreto municipal n°890/21, a visitação é somente de segunda a sexta até o dia 26 de maio, quando a prefeitura reavaliará as medidas restritivas e o museu fará as adequações no funcionamento conforme as regras.
O horário é das 8h às 12h e das 13h às 17h30. Contudo, a venda de ingressos ocorre somente às 16h30, por conta da restrição de público para, no máximo, 50 pessoas. Os ingressos custam entre R$ 5 e R$ 34, conforme o tipo de passeio escolhido. Mais informações no link bilheteria.amorc.org.br.
O Museu Egípcio & Rosacruz Tutankhamon está localizado na Rua Nicarágua, 2620 – Bacacheri. Mais informações na página do Facebook ou no site museuegipcioerosacruz.org.br.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.