Museu do Universo da Farmácia tem um acervo que retrata a história de vacinas e medicamentos desde 4000 a.C. até os tempos modernos
As vacinas e medicamentos nunca estiveram tão em evidência nas notícias. Então, que tal saber como aconteceram as descobertas farmacêuticas? O Museu do Universo da Farmácia (Mufa) apresenta ao público um conteúdo totalmente digital e gratuito com acervo que retrata marcos importantes da história da farmácia e da saúde mundial, desde 4000 a.C. até os tempos modernos.
“Estamos passando por um momento único, redescobrindo novas formas de se entreter e vivenciar virtualmente experiências que antes só eram possíveis no mundo físico. O Mufa, além da questão cultural, também é uma importante fonte de conhecimento e estudo sobre a saúde para a sociedade. Isso ganha ainda mais relevância no contexto de pandemia que vivemos hoje”, explica Maria Susana de Souza, vice-presidente de Gente e Cultura da Raia Drogasil, empresa que criou o museu em 2018.
VEJA TAMBÉM: Quiz do Museu Oscar Niemeyer testa conhecimentos sobre arte
No Mufa, o público pode descobrir sobre como foi o surgimento da primeira vacina produzida para combater a varíola, em 1798, que se tornou uma das formas mais eficientes na prevenção de doenças, além da descoberta do bacilo de Koch, que identificou as bactérias que causam cólera e tuberculose, assim como o nascimento da penicilina, uma das principais conquistas da medicina no século 20.
O site tem cinco espaços de visitação: Linha do Tempo, que apresenta um panorama da história da farmácia no mundo de forma cronológica; Vídeos, que retratam importantes momentos da farmácia mundial; Coleções, com documentos relacionados à história da saúde, como fotografias inéditas, publicações educativas e almanaques; Moléculas da Natureza, que traz as principais moléculas utilizadas em medicamentos ao longo da história; e Exposição, uma mostra interativa de farmácias em diversos anos, como 1820, 1910 e nos idos de 1950.
Para fazer a visita virtual, basta acessar museudouniversodafarmacia.com.br.
Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!