Museu de Arte Contemporânea do Paraná ensina o público a fazer sua própria obra de arte

Ação no Instagram propõe que as pessoas saiam da frente da tela para criar experiências artísticas em casa

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC_PR) acaba de lançar a segunda temporada do projeto Do It (home) ou Faça (em casa), que propõe ao público criar a sua própria obra de arte a partir das instruções de artistas renomados.
A inciativa, do curador suíço Hans Ulrich Obrist e dos artistas franceses Christian Boltanksi e Bertrand Lavier, foi criada antes da pandemia, mas caiu como uma luva para provocar as pessoas a saírem de um consumo estático de arte para a ação do fazer neste momento tão atípico.
Produzido pelo Independent Curators International (ICI), de Nova York (EUA), o Museu de Arte Contemporânea do Paraná é o primeiro museu do Brasil a apresentar a iniciativa. As ações do Do It (home) serão compartilhadas pelo MAC-PR nas redes sociais traduzidas em português no mês de fevereiro e março. A primeira temporada ocorreu entre julho e setembro de 2020.

Como participar

O MAC Paraná disponibilizará no perfil do Instagram do museu (@mac_parana) durante todo o mês as instruções traduzidas de 16 artistas, para que o público possa fazer em casa. Uma das ideias do Do It (Home) neste momento, em meio à pandemia, é afastar as pessoas das telas de celulares e computadores por alguns períodos e ajudá-las a criar uma – ou várias – experiências artísticas em suas casas.

VEJA TAMBÉM: Visita virtual à exposição do Museu Oscar Niemeyer tem participação do artista Yutaka Toyota

O público pode seguir as instruções propostas pelos artistas, entrando no seu mundo e realizando uma obra de arte por conta própria. Quando estiver pronto ou pronta para retornar aos computadores e telefones, ele pode compartilhar o que fez. Também é possível se conectar a outros participantes pelo Instagram, com o hashtag #doitathome, ou enviar os resultados para o perfil do MAC Paraná por mensagem direta. O MAC Paraná apresentará os resultados criados em casa pelo público, a partir das experiências de aplicação das instruções dos artistas.
O MAC Paraná está aberto, em funcionamento provisório, nas salas 08 e 09 do Museu Oscar Niemeyer enquanto sua sede permanece em reforma. Os demais museus do estado têm a reabertura ao público programada para o final de fevereiro.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.