MEC lança coleção Conta pra Mim, com livros digitais, áudios e cantigas infantis

Ação do MEC disponibiliza 40 livros em formato digital para ler, imprimir e pintar, além de uma série de vídeos com cantigas e fábulas animadas

mec conta pra mim

O Ministério de Educação (MEC) acaba de lançar a coleção Conta pra Mim: uma minibiblioteca em formato digital, com 40 livros disponíveis para download gratuito. A iniciativa conta também com uma série de vídeos com 20 fábulas de Monteiro Lobato narradas pelo cantor, compositor e violonista Toquinho, além de oito cantigas infantis também interpretadas pelo artista. O conteúdo está disponível em  alfabetizacao.mec.gov.br/contapramim.

Os livros têm versões on-line e para impressão, que podem ser coloridas pelos pequenos. Os vídeos têm traduções em Libras e legendas e também estão hospedados no YouTube. O site ainda possui uma playlist com histórias narradas nas principais plataformas de música e podcasts (que estão disponíveis no Spotify, Deezer e SoundCloud). Para quem tem habilidade com instrumentos musicais, também foram disponibilizadas as partituras das cantigas para que os familiares e professores possam tocar para as crianças.

VEJA TAMBÉM: E-book inédito sobre aprendizagem e inclusão é disponibilizado gratuitamente 

O Conta pra Mim é um programa criado para orientar e estimular a prática da leitura em voz alta feita pelos adultos às crianças, preparando-as para o ciclo de alfabetização, promovendo por meio de atividades lúdicas o desenvolvimento da oralidade e contatos com a escrita. No site, também há dicas, por exemplo, para os pais praticarem a leitura para os filhos desde quando ainda estão na barriga da mãe. Estudos mostram que essa é uma forma de os bebês se familiarizarem com a voz dos pais. Depois que nascem, eles continuam assimilando sons e palavras e, à medida em que crescem, vão adquirindo vocabulário. Todo esse processo influencia na fase de alfabetização.

Além da Coleção Conta pra Mim, o programa disponibiliza um Guia de Literacia Familiar (práticas e experiências relacionadas com a linguagem oral, a leitura e a escrita, intermediadas por pais ou responsáveis), validado por especialistas estrangeiros, e um conjunto de 40 vídeos explicativos, com linguagem simples e acessível sobre a prática de literacia familiar.  Todo o material está disponível na página do programa.

“O MEC também disponibilizou uma série especial, de 17 vídeos, com dicas para os pais aproveitarem melhor o tempo com as crianças em casa neste período de recolhimento social, que pode ser conferida no canal do MEC no YouTube. Outros conteúdos serão disponibilizados em breve na página do Conta pra Mim”, acrescentou o secretário de Alfabetização do MEC, Carlos Nadalim.

O Ministério da Educação estuda possibilidades de parceria com outros ministérios que também possuam programas voltados para o mesmo público-alvo, a fim de que o maior número possível de famílias possa ter acesso ao Conta pra Mim. As secretarias estaduais e municipais também podem recomendar os conteúdos do programa para os professores da educação infantil.

 

 

 

 

Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicações Recentes

Marcos Meier fala sobre “birras” em palestra on-line

O evento gratuito ocorre no dia 9 Seu filho grita, chora, bate o pé toda vez que é contrariado? Nesses...
- Advertisement -

Veja Também

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
1vbOJm4gRLHIeVVCT3VKjoSf3gUTH4wpm3RqkByOFLr5dpTNpnfG0zRzWqFtH2zDleb85kuSfcU8zHc5lgdOnw==