As visitas aos Mananciais da Serra podem
ser feitas das 8h30 às 16h
Neste mês de abril, os Mananciais da Serra estarão abertos ao público neste sábado e domingo, 14 e 15 de abril. O local fica em Piraquara, a 40 quilômetros de Curitiba, dentro do Parque Estadual Pico do Marumbi. As visitas são gratuitas e começam às 8h30. A entrada é permitida até as 16h e os passeios encerram às 17h30.
No local, ficam os primeiros reservatórios que abasteceram Curitiba, a partir de 1908. Do Reservatório Carvalho, o principal deles, uma adutora de 38 km levava água até o reservatório do Alto São Francisco, em Curitiba. O coordenador de Patrimônio Histórico da Sanepar, Junio Ferreira Lima, explica que a intenção é aproximar a população do espaço e permitir que compreenda a necessidade da preservação ambiental. “É uma oportunidade de lazer com a família mas, acima de tudo, é um momento para conhecer e entender porque devemos preservar os mananciais”, diz.
Os visitantes podem conhecer equipamentos e construções do início do saneamento na região e apreciar a Barragem do Cayuguava (também conhecida como Piraquara I), a primeira grande barragem para acumulação de água da Sanepar, inaugurada em 1979.
O programa também é ideal para caminhada, em grupos ou em família, e existem diversas trilhas no local, com duração mínima de uma hora, entre ida e volta. Entre os percursos, estão o do Santuário São Francisco (percurso de 2 km), a Trilha do Salto (1 km), a Estrada do Carvalho (2,5 km) e a Trilha da Chaminé (1,5 km).
Os Mananciais da Serra têm estacionamento, onde é necessário fazer um cadastro. É proibida a entrada de animais, assim como deixar lixo no local, nadar, pescar, caçar, recolher animais ou plantas. Recomenda-se que o visitante use roupa e calçados confortáveis, repelente, proteção para sol ou chuva. É aconselhável levar lanche.
SERVIÇO: Visitas ao Manancias da Serra
Data: 14 e 15 de abril
Horário: a entrada é permitida das 8h30 às 16h. O passeio pode ser realizado até às 17h30
Local: Mananciais da Serra – Rua Ks-502 – Vila Fuck, Piraquara