Mananciais da Serra estarão abertos ao público neste fim de semana

/, Eventos Gerais, Saúde e Bem Estar/Mananciais da Serra estarão abertos ao público neste fim de semana

As visitas aos Mananciais da Serra podem
ser feitas das 8h30 às 16h

Vista do mirante da Barragem Piraquara no Mananciais da Serra. Foto: Thays Poletto/Sanepar

 

Neste mês de abril, os Mananciais da Serra estarão abertos ao público neste sábado e domingo, 14 e 15 de abril.  O local fica em Piraquara, a 40 quilômetros de Curitiba, dentro do Parque Estadual Pico do Marumbi. As visitas são gratuitas e começam às 8h30. A entrada é permitida até as 16h e os passeios encerram às 17h30.

No local, ficam os primeiros reservatórios que abasteceram Curitiba, a partir de 1908. Do Reservatório Carvalho, o principal deles, uma adutora de 38 km levava água até o reservatório do Alto São Francisco, em Curitiba. O coordenador de Patrimônio Histórico da Sanepar, Junio Ferreira Lima, explica que a intenção é aproximar a população do espaço e permitir que compreenda a necessidade da preservação ambiental. “É uma oportunidade de lazer com a família mas, acima de tudo, é um momento para conhecer e entender porque devemos preservar os mananciais”, diz.

Os visitantes podem conhecer equipamentos e construções do início do saneamento na região e apreciar a Barragem do Cayuguava (também conhecida como Piraquara I), a primeira grande barragem para acumulação de água da Sanepar, inaugurada em 1979.

O programa também é ideal para caminhada, em grupos ou em família, e existem diversas trilhas no local, com duração mínima de uma hora, entre ida e volta. Entre os percursos, estão o do Santuário São Francisco (percurso de 2 km), a Trilha do Salto (1 km), a Estrada do Carvalho (2,5 km) e a Trilha da Chaminé (1,5 km).

Os Mananciais da Serra têm estacionamento, onde é necessário fazer um cadastro. É proibida a entrada de animais, assim como deixar lixo no local, nadar, pescar, caçar, recolher animais ou plantas. Recomenda-se que o visitante use roupa e calçados confortáveis, repelente, proteção para sol ou chuva. É aconselhável levar lanche.


SERVIÇO: Visitas ao Manancias da Serra

Data: 14 e 15 de abril
Horário: a entrada é permitida das 8h30 às 16h. O passeio pode ser realizado até às 17h30
Local: Mananciais da Serra – Rua Ks-502 – Vila Fuck, Piraquara

2018-04-12T17:07:05+00:00 12 abril - 2018 |0 Comentários

Deixe uma resposta