Live com o grupo gaúcho “Os Monarcas” busca conscientizar para a vacinação contra poliomielite

Apresentação gratuita será dia 11 de outubro e faz parte da iniciativa “Pólio Plus – Brasil e no Mundo”, promovida pelo Rotary Club

No próximo domingo (11/10), distritos do Rotary Club do Paraná e do Rio Grande do Sul promoverão uma live com grupo “Os Monarcas”, de música regionalista gaúcha, para ajudar a conscientizar a população sobre a importância da vacinação contra o poliomielite. A transmissão, gratuita, será das 19h às 21h30, pelo canais do grupo e o clube nas redes sociais.
Durante a live, o público poderá contribuir com doações. A iniciativa integra a campanha “Pólio Plus – Brasil e no Mundo”, do Rotary, organização internacional de ajuda humanitária, que tem o objetivo de erradicar a poliomielite do mundo, inclui a aquisição de vacinas para a imunização em países que não dispõem de políticas públicas nesse sentido. Em Curitiba, a ação também é apoiada pela Reymaster Materiais Elétricos.

VEJA TAMBÉM: Shopping Jardim das Américas tem campanha para doação de brinquedos 

Em 2020, a cobertura vacinal no Brasil da poliomielite está abaixo dos 60%, segundo a Sociedade Brasileira de Imunização. De acordo com a entidade, até agosto, pouco mais da metade (51,75%) das crianças de até 2 anos de idade tomou a primeira dose da vacina contra a poliomielite. Já a cobertura da segunda dose foi ainda menor, apenas 45,23%. Os baixos índices de vacinação neste ano, causados, sobretudo, devido à pandemia de covid-19 e disseminação de fake news, preocupam as autoridades, especialistas e organizações sociais
A vacinação é a única forma de combater a doença. O Brasil não registra a circulação do vírus da poliomielite desde 1990, mas a doença ainda existe, como endêmica, no Afeganistão, Nigéria e Paquistão. Por causa da globalização, há sempre o risco de doenças extrapolarem fronteiras. Por isso, quanto menor o índice de imunização de um país, mais suscetível se torna o registro de casos.
No Brasil, o Sistema Único de Saúde conta com o Programa Nacional de Imunização, o maior do planeta. Segundo o Ministério da Saúde, a poliomielite (também chamada de pólio ou paralisia infantil), é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.