Instituto Mauricio de Sousa, Casa Hunter e Revista Autismo debatem autismo e doenças raras

O debate sobre autismo e doenças raras abordará a quebra da rotina, o retorno de comportamentos já contornados, entre outros temas


Neste domingo, 14 de junho, às 18h,  o Instituto Mauricio de Sousa, a Casa Hunter e a Revista Autismo realizam um painel n-line sobre “Autismo e Doenças Raras”. O evento tem o apoio do projeto Cada Passo Importa, que conscientiza sobre a distrofia muscular de Duchenne, uma doença rara que atinge um a cada cinco mil meninos no mundo, e contará com a participação de pais e profissionais, que darão dicas práticas para as famílias de crianças dentro do espectro do autismo durante a pandemia. Algumas crianças com doenças raras também fazem parte do espectro.
Para assistir o painel, basta acessar o canal do YouTube da Casa Hunter.
Em um debate de pouco mais de 40 minutos, serão abordados temas como: o uso de máscara de proteção individual, a quebra da rotina, o retorno de comportamentos já contornados, como movimentos repetitivos, a atenção ao cuidador e como estimular as crianças durante este momento de distanciamento social.
Antoine Daher, presidente da Casa Hunter e da Federação Brasileira das Associações de Doenças Raras – Febrararas, participa do painel contando sua experiência com o filho e a atuação à frente das organizações de doenças raras. Além dele, a médica neurologista Carmen Curiati, da equipe do Instituto de Genética e Erros Inatos do Metabolismo da Unifesp – IGEIM, e a neuropsicóloga Larissa Salustiano, membro da Equipe Day Hunter de atendimento multidisciplinar a pacientes com doenças raras, abordarão informações técnicas e práticas.
O editor-chefe e cofundador da Revista Autismo, jornalista Francisco Paiva Junior, é responsável por mediar o encontro.