Julho das Pretas: Coral Negro de Curitiba homenageia a líder quilombola Tereza de Benguela

Live será transmitida direto da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de São Benedito, no Largo da Ordem

Nesta sexta-feira (30/07), o Coral Negro de Curitiba faz uma live em homenagem à líder quilombola Tereza de Benguela, escrava que virou rainha em um quilombo no Mato Grosso, liderando mais de três mil negros e índios em pleno século XVIII.
A live reunirá performance artística de valorização da beleza negra, teatro, poesia e músicas e é uma demonstração de apoio ao “Julho das Pretas”, uma campanha que busca dar voz às mulheres negras brasileiras. A transmissão será a partir das 15h, pelo Facebook do Coral Negro de Curitiba.

VEJA TAMBÉM: Livro investiga a história da comunidade negra curitibana

A apresentação, que tem como regente a maestrina e cantora lírica Adaile Domingues, será em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de São Benedito, no Largo da Ordem. O local foi escolhido justamente por ter sido construído pelos escravos da capital para que tivessem uma igreja para frequentar.
O Coral Negro de Curitiba foi criado recentemente, em 5 de janeiro de 2021, com o objetivo de valorizar as raízes do povo negro que vive e trabalha na capital paranaense e mostrar sua arte em forma de música ao Brasil. Em função da pandemia, por enquanto os ensaios foram organizados on-line por grupos de naipes de voz, de acordo com a disponibilidade dos mais de setenta integrantes cantores e dos professores de técnica vocal.
marca seu apoio ao ‘Julho das Pretas’ com um ato de homenagem à líder quilombola Tereza de Benguela. A live será gravada na Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Largo da Ordem, apresentando uma performance artística de valorização da beleza negra, com teatro, poesia e músicas cantadas pelos membros do Coral e seus convidados de percussão. À frente estará a maestrina regente do Coral Negro de Curitiba e cantora lírica Adaile Domingues.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.