Lorenzo Pillonetto encontrou na música uma forma de aprender de uma maneira diferente a Língua Portuguesa e habilidades de comunicação
E se você unisse a cultura e a educação para deixar o ensino mais leve e criativo? Foi isso que fez o jovem curitibano Lorenzo Pillonetto, que cursa a 3ª série do Ensino Médio no Colégio Marista Anjo da Guarda, que resolveu criar um podcast, o Rockcast, para explorar a história do rock, apresentando a história desse gênero musical ao longo das décadas, desde os anos 1950.
A ideia surgiu durante a pandemia e está sendo útil para seguir os estudos e complementar as aulas on-line. De acordo com o tutor Thiago Dombroski da Fonseca, o podcast se tornou uma alternativa de avaliação da Língua Portuguesa para o aluno, pois dessa forma ele pratica a escrita, coesão do conteúdo e até locução na prática. “Foi uma maneira de unir o útil ao agradável com certeza. Além disso, toda a família do Lorenzo gosta muito de rock e todos se envolveram para desenvolver o projeto”, explica.
Lorenzo já lançou o segundo episódio, sobre a década de 60 e está produzindo a terceira edição. “Antes de escrever o texto dos episódios, assisto a alguns vídeos sobre cultura, arte e música e aprendo muitas coisas”, comenta o estudante.
O Rockcast está disponível no Spotify. Ouça aqui
O anos 70 serão o assunto do próximo rockcast e convidado será Flavio Coimbra, professor de bateria do estudante. Já a edição dos anos 80 terá como convidada a professora de Inglês e Biologia do Colégio Marista Anjo da Guarda, Maria Tereza, a Tetê. E a quinta edição vai contar com a participação da cantora, compositora e guitarrista da cena local curitibana, Johaine, que será a entrevistada para falar sobre os anos 90.
VEJA TAMBÉM: Orquestra Suzuki Curitiba lança vídeo gravado de forma remota
A professora de Língua Portuguesa Ceres Oriana Scottini, também do Colégio Marista Anjo da Guarda, conta que o aluno sempre foi muito ligado ao rock. “O primeiro podcast produzido foi sobre a Antiga Democracia, um projeto da turma. A partir daí surgiu a ideia de fazer um programa sobre o rock numa conversa com a família. Ele entende muito do gênero e a música é uma atividade que envolve a família inteira, promovendo uma verdadeira relação de troca e cumplicidade”, afirma.