Jogo interativo gratuito orienta educadores sobre violência contra crianças

Jogo idealizado pelo Centro Marista de Defesa ajuda a identificar a revelação espontânea por crianças que sofrem violência

O Centro Marista de Defesa da Infância (CMDI) acaba de lançar o jogo interativo gratuito “Cartas à Comunidade Educativa”, que orienta profissionais das escolas e dos espaços de educação não-formal sobre a revelação espontânea de violência contra crianças.
“As cartas buscam responder a algumas das perguntas mais recorrentes de quem não tem intimidade com o assunto ou formação específica para receber uma revelação de violência. São questões que vão desde a identificação dos sinais de violência, à postura que deve ser adotada em um acolhimento, possíveis consequências da revelação e procedimentos posteriores ao encaminhamento da denúncia para os órgãos responsáveis”, afirma Cecília Landarin Heleno, pedagoga do Centro Marista de Defesa da Infância.
Faça aqui o download gratuito do “Cartas à Comunidade Educativa”
O jogo faz parte da campanha “Defenda-se”, que acontece desde 2014 e já lançou uma série de vídeos educativos com linguagem acessível e amigável, debate o tema da violência contra crianças e adolescentes.

VEJA TAMBÉM: Hora do Conto: Bruxas do Bosque se reinventam e viram novas personagens

“Temos 13 vídeos com dicas fundamentais para a prevenção de atos de agressão sexual. Eles podem ser vistos pelas crianças sem acompanhamento, utilizados em atividades na escola ou vistos por todos os membros da família, em casa. É um dever da sociedade romper o ciclo da violência e essa contribuição começa na prevenção, com a divulgação desses conteúdos, indo até o acolhimento da vítima”, reforça Cecília Landarin Heleno.
As informações apresentadas nos vídeos aumentam as chances de que as crianças identifiquem situações de violência sexual no contexto familiar, escolar, e em outros espaços de convivência. Desta forma, família e escola podem contribuir, em conjunto, para a quebra do ciclo de violência, ao promover a autodefesa e encaminhar as situações identificadas para a rede de proteção. Mais informações estão disponíveis no site www.centrodedefesa.org.br.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.