Gibiteca apresenta segundo vídeo nostálgico sobre os maiores eventos de sua história

Segundo vídeo traz flashback de cinco eventos ocorridos no espaço cultural após o ano 2000

A série de vídeos nostálgicos da história da Gibiteca, com registros dos maiores eventos de sua história, chega à segunda e penúltima etapa nesta terça-feira (18/05). O coordenador do espaço, Fúlvio Pacheco, relembrará mais cinco encontros especiais realizados no local. Para matar assistir, basta acessar o Facebook da Fundação Cultural de Curitiba ou o Facebook da Gibiteca de Curitiba.

VEJA TAMBÉM: Exposição no Museu da Fotografia retrata a Escarpa Devoniana, cartão-postal do Paraná

Diferente do primeiro vídeo (também disponível nas redes sociais), que resgatou eventos mais antigos dos 38 anos da Gibiteca, este segundo destaca cinco atividades ocorridas depois do ano 2000. Como na semana anterior, elas são apresentadas em ordem decrescente, ou seja, da menos para a mais visitada.
O ranking foi estabelecido a partir do livro “A História dos Quadrinhos e da Gibiteca de Curitiba”, escrito por Fúlvio e que conta a efervescente rotina de um dos mais conhecidos e queridos espaços culturais da cidade.

Personagens e artistas da cena local

O flashback do segundo vídeo começa com “Underground Ilustrado”, de 2018, que conseguiu atrair 206 participantes em plena véspera do Carnaval – época em que a cidade fica vazia. O segundo evento mais aglomerado do bloco é a exposição da “1ª Mostra do Circuito de Desenho com Modelo Vivo (Figure) de Curitiba”, em 2019, com 214 pessoas. Além da exposição de trabalhos de alunos, o público podeia desenhar um casal de modelos que estava no local especialmente para a performance.

Mostra do Circuito de Desenho com Modelo Vivo (Figure) de Curitiba, que aconteceu em 2019. Foto: Divulgação/Arquivo FCC

A seguir, vem o lançamento de três histórias em quadrinhos de personagens curitibanos: Loira Fantasma, Pirata Zulmiro e Curitibinha. O evento aconteceu em 2017, com 245 participantes. Ele é seguido pela “Semana de Arte, Cultura e Literatura” para professores da rede municipal de ensino, em 2019, com 318 educadores. O mais procurado foi o Monicontro, em 2008, com 350 fãs dos personagens de Maurício de Sousa. O nome do evento faz alusão à personagem mais conhecida do artista, a Mônica.
O terceiro e último vídeo da série, com os eventos de maior público da história da Gibiteca, será publicado na terça-feira da semana que vem (25/05).
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.