Iniciativas do Bem: Serviços on-line gratuitos durante a quarentena

Entre os serviços disponibilizados estão, acesso às plataformas de entretenimento, saúde, educação e iniciativas de atendimento à população

foto mostra a logo do projeto dos médicos
Programa de atendimento on-line gratuito tira dúvidas sobre o coronavírus. Foto: Divulgação

Durante o período de isolamento social solicitado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o objetivo de diminuir a proliferação do coronavírus, muitas empresas estão disponibilizando serviços gratuitos. Além de iniciativas do bem que devem nos ajudar a superar este desafio de saúde pública nos próximos dias.

Conheça os serviços online que você pode acessar em casa:

SAÚDE
MISSÃO COVID – a plataforma tem conectado, gratuitamente médicos voluntários a pessoas com dúvidas sobre o coronavírus ou apresentem algum sintoma. A Missão Covid conta com mais de 600 médicos cadastrados e 11 mil pacientes entre, entre atendidos e agendados.
EDUCAÇÃO
CURSOS GRATUITOS HOSPITAL ALBERT EINSTEIN – Com o objetivo de disseminar conhecimento sobre o combate ao novo coronavírus para profissionais da saúde.
São 12 temas, Manejo Clínico para o Coronavírus (Covid-19), Prevenção de Infecção, Uso Correto dos EPI’s pela Equipe
Assistencial, Boas Práticas para Assistência Psicológica Durante a Pandemia da COVID-19 e Uso Correto das Máscaras: Cirúrgica e N95, além de 3 cursos em espanhol. Todos esses módulos estão disponíveis na página de Covid-19 do Ensino Einstein.
EMPREENDEDOR
SEBRAE OFERECE CURSOS ÀS PEQUENAS EMPRESAS – O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)
disponibilizou 100% dos cursos e capacitações online e gratuitos, entre eles estão marketing digital, redes sociais, gestão financeira e fluxo de caixa. Os interessados podem acessar ou ligar para o número 0800-570-0800.
STARTUPS JURÍDICAS
MOL — Mediação Online disponibiliza desde o dia 2 de abril a sua plataforma para resolução de conflitos a todos os tribunais de Justiça do país de modo gratuito. Completamente on-line, o procedimento inclui o envio da carta convite via blockchain, agendamento com todos os participantes para a sessão e assinatura eletrônica (tecnologia que dispensa o uso de certificado digital) do termo de acordo.
LEXIO — Plataforma de criação e gestão de contratos. A proposta da empresa é que durante dois meses qualquer pessoa, de qualquer segmento, possa usar sua plataforma para criar, gerir e assinar contratos, tudo de forma eletrônica, sem a necessidade de encontros e assinaturas presenciais.

VEJA TAMBÉM: Hamburguerias de Curitiba fazem homenagem aos profissionais de saúde

LEITURA INCLUSIVA
AUDIMA – a Audima, é uma startup com tecnologia que converte textos de sites para áudio, está oferecendo gratuitamente seu serviço de inclusão para sites e jornais comunitários. O objetivo da empresa é ajudar na conscientização de comunidades carentes sobre a covid-19, atingindo pessoas que não saibam ler ou tenham dificuldade de visão.
VÍDEO EM LIBRAS
A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) desenvolveu um vídeo em libras (língua brasileira de sinais) para orientar a comunidade surda sobre métodos de prevenção ao contágio do coronavírus. O conteúdo foi lançado na última terça-feira (14/4) e está disponível de modo on-line neste link.
FILMES E SÉRIES
As plataformas de streaming têm ganhado grande visibilidade nos últimos anos, e agora, mais que nunca, são um ótimo passatempo durante o isolamento.
AMAZON PRIME VÍDEO – A prime vídeo estendeu seu período de avaliação, apesar de não ser a plataforma de stream mais usada do mundo, ela possui ótimos conteúdos, como o indicado ao oscar Cold War, e um original de Shia Labeouf, Honey Boy.
DISNEY PLUS – O serviço por si, não está gratuito, mas a Disney está antecipando a chegada de filmes recém estreados na plataforma, como o aclamado Frozen 2. Uma ótima maneira de manter as crianças entretidas durante a quarentena.
FOXTEL – Independentemente de sua assinatura, a Foxtel estará liberando todo seu conteúdo, para entreter seus assinantes durante a quarentena.
GAMES
GARTIC – Com o aumento de casos de coronavírus e da reclusão social, o jogo brasileiro de desenhos e adivinhação conseguiu um aumento de 1600% na média de downloads por dias em uma semana. Disponível para baixar no celular ou jogar pelo site no computador.
STATE OF DECAY 2 – No gamer, o jogador deve controlar uma comunidade para sobreviver em uma sociedade que resiste a ataques de zumbis. Em tempo de pandemia, erradicar o mundo da praga zumbi parece uma excelente ideia.