Improvisação de palhaços toma as ruas em junho

/, Eventos Culturais, Infantil, Teatro e Circo/Improvisação de palhaços toma as ruas em junho

Fotógrafa: Francineli Valdeira

O espetáculo “Palhaçx Gourmet”, do Núcleo de Palhaçaria, em cartaz em Curitiba desde 2015 como uma das principais atrações da Casa Flor Bistrô, chega às ruas agora em junho. Com itinerância por todas as regiões de Curitiba, a estreia do espetáculo de improvisação de palhaços ocorre na terça-feira, 6 de junho, às 17 horas, na Rua da Cidadania Matriz, na Praça Rui Barbosa. Todas as 20 apresentações serão feitas na rua, e são gratuitas — o projeto, via Mecenato Subsidiado, tem patrocínio do Shopping Mueller.
Inspirados nas referências do “Match de Improvisação”, do encenador canadense Keith Johnstone, palhaços e palhaças travam, ao longo da peça, uma competição de improviso ambientada no universo gastronômico: o público tem direito a entrada, prato principal e sobremesa no “menu do dia”, apresentado e conduzido por um nada parcial maître de cerimônias.
As temáticas do espetáculo surgem de acordo com o que é proposto pelos espectadores que, no final, ainda escolhem o palhaço ou palhaça vencedora, que ganham um “prêmio” do público: uma torta na cara, preparada pelos palhaços perdedores. “Palhaçx Gourmet: Ocupa Rua” também é acompanhado por uma banda, Os Gumercindos (igualmente formada por palhaços), que fazem a trilha sonora ao vivo. A trupe é formada por 14 palhaçxs (6 palhaças e 8 palhaços, que se revezam a cada espetáculo), e pela fotógrafa Francineli Valdeira.
O projeto surgiu da vontade da companhia, que desenvolve diversos trabalhos em outros ambientes e com diferentes propostas (como a Trupe da Saúde — Palhaços em Hospitais) de levarem a improvisação para as ruas, enriquecendo ainda mais a proposta do espetáculo, que depende da interação direta com o espectador: o resultado é sempre um espetáculo diferente.

Descentralização
Outra intenção do “Palhaçx Gourmet: Ocupa rua” é estar sempre em lugares com grande circulação de pessoas e em diferentes bairros da cidade, “servir o prato para mais pessoas”, como define a companhia, e promovendo um encontro natural do público com a arte — a peça contemplará as 10 regionais de Curitiba.
Além disso, o “gourmet” das ruas não é o mesmo que encarece pratos, é popular: a gratuidade não restringe o ir e vir e, o fato de estar nas ruas, dizem os palhaçxs, é promover a redemocratização da cidade. “Para isso, vestimos nossos aventais, selecionamos os melhores ingredientes, pegamos nossas tralhas e viemos ocupar os espaços públicos, que são de todxs.
Como contrapartida social, o projeto promoverá oficinas de improvisação de palhaços no Circo da Cidade Zé Priguiça, espaço da Fundação Cultural de Curitiba, no Boqueirão, que promove e valoriza a arte circense — as aulas têm o intuito de aproximar os jovens da arte da palhaçaria.
Serviço: “Palhaçx Gourmet: Ocupa rua”. Dia 6 de junho (terça-feira), às 17 horas. Rua da Cidadania Matriz (Praça Rui Barbosa, 101 — Centro). Espetáculo gratuito e aberto ao público.
Também é possível ver “Palhaçx Gourmet” mensalmente, às 20 horas, no quintal da Casa Flor Bistrô (R. Pres. Carlos Cavalcanti, 1.227).
O espetáculo tem entrada gratuita e é viabilizado há dois anos com a contribuição voluntária do público, que contribui com o “passa chapéu” no fim da peça.

Ficha técnica
Realização: Núcleo de Palhaçaria
Palhaçxs Gourmet:
Abel (Paulo Henrique Carneiro)
Balangandãns (Marcel Cruz)
Bisnaga (Lucri Reggiani)
Bonito (Diogo Bonito)
Fowolski (Rodrigo Fowolski)
Fúcsia (Fernanda Fuchs)
Iva Lourença (Mariana Ribeiro)
Lourdes (Bruno Lops)
Pança (Igor Ribeijos)
Paulete (Paula Fernanda Back)
Pelúcia (Bruno Mancuso)
Siriema (Larissa Lima)
Skarlate (Karina Flor)
Tropo (Mateus Tropo)
Produção: Karina Flor
Figurino e Cenário: Eduardo Giacomini
Fotos: Francineli Valdeira
Preparadora/treinadora de improviso: Anne Celli
Assessoria de Imprensa: Isadora Rupp
Duração: 40 minutos
Classificação: livre

2018-01-29T13:39:08+00:00 05 junho - 2017 |0 Comentários

Deixe uma resposta