Cantora e compositora Helena Sofia desembarca em Curitiba depois de um período na Itália

Helena Sofia traz influências italianas, antropofágicas e tropicalistas. MPB, programações eletrônicas e projeções audiovisuais dão o tom do espetáculo Brava!

Helena Sofia - Foto: Ana Paula Málaga
Helena Sofia – Foto: Ana Paula Málaga

De volta ao Brasil, após uma residência artística na Itália e uma turnê por cidades no interior do Paraná, Helena Sofia traz seu show, “BRAVA!”, para Curitiba. As 10 canções inéditas do espetáculo foram compostas em sua residência em Palermo com o propósito de unir a diversidade cultural brasileira e siciliana para a produção de um material inspirado por suas raízes multiculturais – fruto da miscigenação de ambos povos.

A escolha pelo início do projeto em cidades pequenas do Paraná, que não estão na rota de apresentações do Estado, foi um caminho por onde a cantora decidiu seguir, considerando a necessidade de expandir seu trabalho para além dos polos de efervescência. O espetáculo “BRAVA!” em Curitiba será nos dias 06 e 07 de agosto às 19h30, no Teatro do Sesi Portão.

O maior interesse da compositora, com esses shows, é impactar. Em consonância com o Centenário da Semana de Arte Moderna de 22, ecoam na obra o Manifesto Antropófago (escrito por Oswald de Andrade em 1928) e sua relação mediada com o Futurismo Italiano, e o Tropicalismo. Misturando programações, projeções visuais do movimento futurista e de obras de Tarsila do Amaral, Drum & Bass e MPB, o roteiro do espetáculo leva o espectador a um mergulho audiovisual, passando por canções leves, que contam histórias curiosas, assim como passagens mais melancólicas. “As projeções que acompanham as músicas foram pensadas não apenas para preencher o cenário, mas para mexer com o público, provocar. As referências futuristas e modernistas estão ali, nos vídeos e nas músicas, ao lado de grandes nomes do cinema italiano, de Carmen Miranda e dos Tropicalistas. Já foram 7 shows até aqui, e ninguém saiu ileso”, comenta Helena.

No palco, estarão Gabriela Bruel na percussão e Vic Vilandez no baixo, além da própria Helena; nas direções, Érica Silva assina a parte musical enquanto Rodriane DL, a artística. O projeto foi concebido principalmente por mulheres. “Sem querer, de forma bastante natural, na busca por pessoas que poderiam dialogar com minhas composições e me amparar nesse trabalho”.

“BRAVA! era a expressão que eu ouvia dos transeuntes quando tocava nas ruas de Palermo. Se diz “Brava!” àquela que é cheia de coragem, que não teme o perigo, corajosa, valente, que não se domesticou, selvagem. “Brava” é também a canção que eu dediquei à minha vó, uma mulher que usou terno em uma Curitiba tacanha do pós-guerra”.

O show conta com o apoio do Sesi-PR.

SERVIÇO
“BRAVA!”
06 e 07/08 às 19h30
Teatro do Sesi Portão
Rua Padre Leonardo Nunes, nº 180 – Portão)
Ingressos: R$ 20 inteira / R$10 meia
Curitiba – Paraná
Link de vendas: https://www.sympla.com.br/show-brava__1631213

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicações Recentes

3ª Vinil Fest reúne discos, música e gastronomia

A Terceira edição do Vinil Fest acontece no Jipe Bar, terá mais de 8 mil discos de vinil à...
- Advertisement -

Veja Também

spot_imgspot_img