Guaíra faz exposição com iluminação de figurinos na fachada do teatro

Figurinos do corpo artístico do Teatro Guaíra estão expostos em vitrine com iluminação especial na fachada do prédio

teatro guaíra
Fachada iluminada do Teatro Guaíra. Foto: Maringas Maciel

A partir desta semana, quem estiver passando em frente ao Guaíra, ou mesmo morar em apartamentos próximos com vista para o teatro, poderá conferir uma exposição diferente. Todos os dias, às 19h, está sendo feita uma iluminação especial na fachada do prédio para apresentar os figurinos dos balés Romeu e Julieta e O Grande Circo Místico, que também estão expostos em uma vitrine.
A coreografia Romeu e Julieta seria apresentada pelo Balé Teatro Guaíra no primeiro semestre de 2020, mas foi cancelada em função da pandemia do coronavírus. O Grande Circo Místico, o maior sucesso da história da companhia, fez parte das comemorações do cinquentenário do BTG em 2019.

VEJA TAMBÉM: Gente Leite Quente: A rainha da reciclagem

A ideia de iluminar a fachada do teatro e criar uma exposição partiu dos próprios funcionários, já que esta é a primeira vez na história em que o Guaíra está fechado para o público. “Nosso teatro é vivo, temos artistas, músicos, bailarinos, produtores e público frequentando esse espaço cotidianamente. Após a pandemia e a suspensão das atividades, os funcionários quiseram dar vida de novo ao Guaíra”, diz a diretora do teatro, Monica Rischbieter.
A intenção é mudar a exposição a cada mês para exibir outros figurinos de coreografias e óperas já apresentadas pelos corpos artísticos do CCTG. As luzes de LED usadas na iluminação são sustentáveis e fazem parte de uma parceria do Guaíra com a Copel para uso eficiente de energia.

Romeu e Julieta

O clássico shakespeariano narra o trágico amor entre dois jovens cujas famílias são rivais e ganhou adaptação musical de Serguei Prokofiev na primeira metade no século 20. A versão apresentada pelo Balé Teatro Guaíra coloca em cena as melodias de Prokofiev, com coreografias elaboradas por Luiz Fernando Bongiovanni.

O Grande Circo Místico

“O Circo” foi criado por Edu Lobo e Chico Buarque especialmente para o Balé Teatro Guaíra e estreou em 1983. Foi um divisor de águas e projetou o BTG nacional e internacionalmente – foram mais de 200 apresentações, uma delas lotou o Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.
 
 
 
Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!