Historiador foi fundador do museu e promoveu inúmeras iniciativas culturais na cidade de São José dos Pinhais
Grande defensor da cultura de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, o intelectual Ernani Zetola completaria 100 anos no último dia 30 de julho. Para celebrar sua vida e obra, o Museu Municipal Atílio Rocco inaugurou uma exposição que conta parte de sua trajetória.
“100 anos de Ernani Zetola” foi idealizada pela ex-diretora do Museu Municipal Atílio Rocco, Zelinda Fialla, e apresenta a vida, história, produção jornalística e atuação cultural do historiador.
Em sua vida, Ernani Zetola escreveu colunas sociais e de memória para diversos jornais, foi fundador e presidente do “Centro Cultural Scharffenberg de Quadros”, onde realizou inúmeros eventos e iniciativas culturais.
VEJA TAMBÉM: Programação da Bienal On-line exibe intersecções entre arte, arquitetura e novas mídias
O historiador ainda foi o responsável pela criação do “Grupo Folclórico Italiano de São José dos Pinhais”, e em 1977, através de uma ação conjunta do Lions Clube Aeroporto e da Prefeitura, fundou o Museu Municipal de São José dos Pinhais, pela lei nº. 34/77, hoje, Museu Atílio Rocco.
Segundo o secretário Municipal de Cultura, Marcelo Dal Negro, é importante trazer ao conhecimento do público quem foi Ernani Zetola para que as próximas gerações saibam de sua luta pela cultura da cidade.
A exposição fica em cartaz até o dia 30 de julho de 2022. O horário de visitação é das 10h às 12h e das 13h às 17h (sujeito à alterações conforme mudanças de decretos vigentes devido à pandemia da covid-19).
O endereço do Museu Municipal Atílio Rocco – Rua XV de Novembro, 1.660 – Centro, em São José dos Pinhais. A entrada é gratuita.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.