FTD Educação lança curso gratuito de extensão universitária para professores e gestores do Ensino Médio

Curso abordará temas como desenvolvimento do Projeto de Vida, áreas do conhecimento da BNCC e avaliação por competências e habilidades

Para preparar os professores, coordenadores e gestores para os desafios e mudanças do Novo Ensino Médio, que deve ser implementado até o início do ano letivo de 2022, a editora FTD Educação oferece um curso gratuito de formação continuada em parceria com a PUCPR, a partir de janeiro de 2020.
O curso EAD “Novo Ensino Médio: do currículo à sala de aula, formando jovens protagonistas” tem uma trilha formativa para professores e outra para  coordenadores e gestores. Com vagas limitadas, a expectativa é beneficiar 5 mil profissionais de educação de todo país. As inscrições gratuitas podem ser feitas no link: www.ftd.com.br/novo-ensino-medio
As aulas acontecem na plataforma digital da PUCPR e são ministradas por professores da universidade e convidados. O curso dura um semestre e tem início no dia 28 de janeiro, com a Aula Magna “Novo Ensino Médio: intencionalidade no planejamento por uma educação integradora”, ministrada pelo educador e escritor Mozart Neves e por Eduardo Deschamps, membro do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina e do Conselho Nacional de Educação – CNE (2016-2020), que vão falar sobre Ensino Híbrido e Projetos Integradores.
Com cinco módulos, que apresentam conceitos e práticas docentes e de gestão, o curso será disponibilizado nas modalidades síncrona (aula ao vivo pelo Youtube, com ingresso pela plataforma da PUCPR) e assíncrona (aulas gravadas), o curso é certificado pela PUCPR. Apenas quem tiver 75% de presença on-line receberá o certificado.
As aulas abordam tópicos como o desenvolvimento do Projeto de Vida (obrigatório no Novo Ensino Médio); como trabalhar as competências e as habilidades por área do conhecimento (conforme estabelece a BNCC-EM); sistema de avaliação por competências e habilidades; construção e execução do “Plano de Aulas” e “Itinerários Formativos”. O curso abrange ainda dois importantes temas da atualidade: “Criatividade e pensamento crítico dentro de uma formação integral” e “Identidade docente e os desafios do Novo Ensino Médio”, entre outros.
“O objetivo da FTD Educação é oferecer um aporte conceitual e prático para professores e gestores educacionais, com foco no fazer pedagógico voltado para atender à proposta do Novo Ensino Médio, tendo o jovem como protagonista do processo ensino-aprendizagem. O ano de 2021 é o momento das escolas e dos profissionais se planejarem para aplicar todas as mudanças previstas”, diz Sonia Furquim, gerente de desenvolvimento educacional das Redes Laicas da FTD Educação e uma das coordenadoras do curso, juntamente com Gabriela Palomo Capila de Melo (gerente de avaliação e formação de professores da FTD Educação) e Murilo Karasinski (coordenador da Educação Continuada da Escola de Educação e Humanidades – PUCPR).

Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio surgiu a partir de mudanças na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e da elaboração da parte para o Ensino Médio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Sua proposta considera três grandes frentes: o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes e de seu projeto de vida, por meio da escolha orientada do que querem estudar; a valorização da aprendizagem, com a ampliação da carga horária de estudos; e a garantia de direitos de aprendizagem comuns a todos os jovens, com a definição do que é essencial nos currículos a partir da BNCC.

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O projeto amplo de reestruturação desse segmento tem como objetivo estabelecer um ensino com mais qualidade e que considere os interesses dos jovens diante das novas tecnologias e do mundo contemporâneo.
O modelo atual não tem respondido de forma satisfatória a esses desafios. A desconexão entre os anseios da juventude e o que a escola exige dela manifesta-se nos indicadores de frequência e desempenho da etapa: em 2016, 28% dos estudantes de Ensino Médio encontravam-se com mais de 2 anos de atraso escolar e 26% dos estudantes abandonaram a escola ainda no 1º ano.
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