Cine Passeio estreia sala de exibição virtual gratuita, masterclasses virtuais e podcasts sobre cinema
Para o público matar um pouco a saudade, o Cine Passeio acaba de estrear uma sala de exibição virtual gratuita , parte do projeto multimídia Passeio em Casa, que ainda terá o podcast Passeio e as masterclasses Conversas sobre Cinema.
A ideia, segundo os curadores Marcos Jorge e Marden Machado, é levar a programação de filmes, bate-papos e aulas do Cine Passeio para dentro da casa dos cinéfilos. Inclusive, o projeto deverá se tornar permanente mesmo após o período de isolamento social.
A sala de cinema virtual Cine Vitória inaugura com a exibição gratuita de cinco filmes (quatro longas e um curta-metragem) em quatro sessões que poderão ser assistidas em qualquer horário no www.cinepasseio.org.
A primeira sessão resulta de uma seleção de filmes de ficção feitos em Curitiba, por realizadores curitibanos ou que moram na cidade, e que fizeram parte da programação da Mostra Curitiba de Cinema 2019. Os títulos escolhidos são o curta Do Tempo Que Eu Comia Pipoca (de Catherine Agniez e Heloísa Passos e com Guta Stresser no elenco) e Lance Maior (de Sylvio Back, primeiro longa rodado em Curitiba, em 1968).
A seguir vem o autobiográfico Meu Amigo Hindu, último filme de Hector Babenco e estrelado por Willem Dafoe e Barbara Paz. Este filme integra a Mostra Hector Babenco, que nas próximas semanas exibirá oito dos dez filmes dirigidos pelo cineasta. A mostra é uma parceria entre o Cine Passeio a distribuidora Spcine Play.
A terceira sessão selecionou o épico Revolução em Paris, de Pierre Schoeller, sobre a Queda da Bastilha e o nascimento da Revolução Francesa. O filme integra a Mostra Varilux de Cinema Francês.
Benzinho, de Gustavo Pizzi, está na quarta sessão. O filme foi vencedor de várias edições do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – o Oscar do cinema nacional. Por acordo firmado com a distribuidora, o número de acessos foi limitado em 60 visualizações.
VEJA TAMBÉM: De arqueologia à orquestra: Ônibus da Cultura divulga cultura on-line
Segundo Marden Machado, o nome Cine Vitória é referência às adaptações da rotina cultural do cenário da pandemia de covid-19 e também homenagem ao maior cinema de rua de Curitiba e um dos maiores do Brasil. O Cine Vitória funcionou de 1963 a 1987 na Rua Barão do Rio Branco, no Centro, e reuniu estrelas do cinema nacional e estrangeiro. No local, havia uma calçada da fama para registrar a passagem das estrelas da telona do passado.
Mais conhecimento sobre cinema
Outra estreia do Projeto Cinema em Casa, as masterclasses e debates do ciclo Conversas Sobre Cinema começam neste sábado (02/05). Sempre das 15h às 17h, elas serão ministradas por nomes representativos do cenário audiovisual brasileiro, na sala virtual de cursos, por meio de vídeoconferência. É necessário fazer uma inscrição prévia gratuita neste link.
A primeira ficará a cargo do pesquisador Fernando Brito, curador da distribuidora Versátil, que abordará o centenário do cineasta italiano Federico Fellini. É necessário fazer inscrição prévia gratuita neste link para receber o acesso às masterclasses. As vagas são limitadas.
Já para ouvir o Podcast Passeio, basta acessar este link, no Spotify ou Deezer. O primeiro será disponibilizado nesta sexta-feira (1º/05), também com o pesquisador Fernando Brito, que falará sobre os assuntos tratados em sua masterclass virtual sobre a carreira de Fellini e sua filmografia.
Na segunda-feira (4/5), será lançado o segundo bate-papo em podcast. A convidada é a atriz de Meu Amigo Hindu, Bárbara Paz.
Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!
Olá. Ótima ideia. Trazer aos amantes da sétima arte um pouco do cinema em casa, nesse momento tão delicado de isolamento social.
Parabéns, pela iniciativa ????????????????????????????????
Amamos o Cine Passeio, um lugar que compõe entretenimento de qualidade e acessível para muitas pessoas.