Fim de semana tem eventos em homenagem ao Dia Internacional da Dança

/, De Graça, Eventos Culturais/Fim de semana tem eventos em homenagem ao Dia Internacional da Dança

Flashmob e performances artísticas celebram o Dia Internacional da Dança neste fim de semana

Construção coletiva de um origami gigante faz parte da programação em homenagem ao Dia Internacional da Dança. Foto: Divulgação

 

Atividades gratuitas e abertas a população marcam a programação da Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento, em comemoração ao Dia Internacional da Dança. Nos dias 28 e 29 de abril, acontecem flashmobs e uma performance artística.

“O mundo inteiro comemora esse dia. Queremos dar visibilidade para essa linguagem, convidar a se aproximar e motivar as pessoas a dançarem. Para isso, essa linda programação vem mostrar que a Hoffmann está viva e bastante democrática. Será um ano agregador, em que a comunidade está crescendo em torno do espaço”, avalia Carmen Jorge, coordenadora de dança do Instituto Curitiba de Arte e Cultura e consultora da Fundação Cultural de Curitiba.

O flashmob será apresentado no sábado, às 19h e 20h, e no domingo, às 17h e 18h, na escultura do Cavalo Babão até a frente da Casa Hoffmann. Serão 95 pessoas de várias áreas artísticas e idades. “O intuito é envolver a cidade, com pessoas de todas as áreas, teatro, performance, artes visuais, todo mundo conectado através da dança e na cidade, no meio da rua”, explica Carmen.

A coreografia foi feita por Cristian Duarte a partir da música ‘Dance With Me’ da banda Chilli (1978). “O ponto de partida é o jazz dance e na estética dos anos 80 e 90. O que me atraiu nessa linguagem é a intensidade, é muito plástico, com sedução, provocação. Explorando a maquiagem, figurino, será surpreendente! Nós seremos os fogos de artifício dessa celebração!”, explica o coreógrafo.

Já a performance artística ocorre no domingo, das 11h às 12h30, no Centro de Estudos do Movimento da Casa Hoffmann, que fica no Largo da Ordem. A artista Cristina Ribas fará uma construção coletiva de um origami gigante combinando procedimento, ação e composição. A ação de dobrar passa pela organização corporal de cada participante para controlar e domar o papel até que a forma cresça no espaço.

 

Revista cultural
No sábado, ainda haverá o relançamento da revista eletrônica Relâche, originalmente lançada em 2004. A publicação contém informações sobre as atividades da Casa Hoffmann, os primeiros bolsistas, as performances que aconteceram durante os primeiros anos de funcionamento, fotos, além de relevantes entrevistas com artistas que passaram pelo espaço. A revista estará disponível no site da Fundação Cultural de Curitiba.

 

SERVIÇO: Atividades marcam o Dia Internacional da Dança
Flashmob
Data: 28 e 29 de abril
Horário: 19h e às 20h45 no sábado e 17h às 18h no domingo
Local: escultura do Cavalo Babão até a frente da Casa Hoffmann – Rua Kellers – São Francisco
Toda a população pode participar gratuitamente

ORI-GAMI – Performance artística com a artista Cristina Ribas 
Data: 29 de abril
Horário: 11h às 12h30
Local: Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento – Rua Dr. Claudino dos Santos, 58 – São Francisco
Entrada gratuita

2018-04-26T15:37:12+00:00 26 Abril - 2018 |0 Comentários

Deixe uma resposta