Festival da Orquestra Jovem Alegro promove concertos gratuitos

As apresentações serão na Capela Santa Maria e Teatro Positivo

Foto: Rafael Dabul

A Associação Musical Alegro promove mais um Festival da Orquestra Jovem Alegro, que promove masterclasses e ensaios com alunos inscritos de várias partes do país entre os dias 13 e 16 de novembro, além de apresentações gratuitas no dia 17, às 17h, na Capela Santa Maria, e no dia 18,  às 20h, com a Orquestra Jovem Alegro, no Teatro Positivo.

Na Capela Santa Maria será apresentado um concerto de música de câmara e no Teatro Positivo a apresentação será com uma orquestra de 75 músicos, que participaram de uma seleção nacional de bolsistas para o festival, recrutando os melhores jovens talentos do país. Além dos músicos selecionados, haverá a regência do Maestro Thiago Santos (RJ/Inglaterra) e o solista Alejandro Aldana, violino (Argentina/SP). No programa, obras de Stravinsky, Max Bruch e Tchaikovsky.

A Orquestra Jovem Alegro é uma orquestra sinfônica destinada a jovens músicos de até 29 anos, que se propõe a ser um espaço de formação de alto nível profissional, formada por crianças que participam dos núcleos apoiados pela Associação Musical Alegro.

Criada em 2016 pel músico britânico radicado em Curitiba, Edward Matkin, a associação tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento de um sistema de orquestras jovens no Paraná, inspirado em outros projetos de sucesso no Brasil e no mundo. “Não somos apenas uma organização que proporciona educação em música erudita a crianças que vivem em situação de risco no Paraná. Somos uma associação com visão, missão e metas fincadas na transformação de realidades sociais por meio da educação musical”, afirma Matkin.

Atualmente, a Alegro apoia sete núcleos de ensino que proporcionam acesso à educação musical a mais de 450 crianças em diversas situações de vulnerabilidades sociais de Piraquara, Almirante Tamandaré, Antonina (Centro e Zona Rural), Paranaguá e no bairro CIC, em Curitiba. Os projetos parceiros incluem Gato na Tuba (em Piraquara), Música no Bairro (Almirante Tamandaré) e Filarmônica Antoninense (Antonina). Em comum, são projetos nos quais os alunos têm a oportunidade de estudar um instrumento e encontrar na música um suporte para os desafios do cotidiano e um caminho para o futuro. “Acreditamos que a música orquestral é para todos. Por isso, investimos na formação e no desenvolvimento musical e artístico das crianças e jovens dos projetos que apoiamos”, ressalta Matkin.

Entre o grupo de apoiadores e parceiros da Alegro estão Marshall Marcus (diretor da European Youth Orchestra), Neil Thompson (Royal College of Music) e Stefan Asbury (Boston/Tanglewood), além da ABRSM – sigla inglesa para o Conselho das Escolas Reais de Música britânicas, maior organização de avaliação mundial de música erudita, presente em mais de 93 países e que tem como patrona a rainha da Inglaterra.

A entrada nos concertos está sujeita a lotação dos espaços e será feita por ordem de chegada. A Capela Santa Maria fica na Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro. Já o Teatro Positivo na Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido. Mais informações no site www.orquestrajovemalegro.org.

SERVIÇO: Festival da Orquestra Jovem Alegro

Concerto de Câmara
Data: 17 de novembro
Horário: 17h
Local: Capela Santa Maria | Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro
Entrada gratuita por ordem de chegada (espaço sujeito a lotação)

Concerto de encerramento – Orquestra Jovem Alegro (OJA)
Data: 18 de novembro
Horário: 20h
Local: Teatro Positivo – Grande auditório | Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido
Entrada gratuita por ordem de chegada (espaço sujeito a lotação)