Exposição Japonésia ficará em cartaz no Museu Oscar Niemeyer até julho

Mostra reúne fotografias realizadas por Naoki Ishikawa entre 2009 a 2019

A exposição “Japonésia”, do fotógrafo Naoki Ishikawa, fruto da parceria inédita entre o Museu Oscar Niemeyer (MON) e a Japan House São Paulo, foi prorrogada e ficará em cartaz até o dia 4 de julho. São apresentadas ao público 74 fotografias, resultado de várias séries realizadas por Ishikawa durante o período de 2009 a 2019.

A mostra revela particularidades do arquipélago japonês, ressaltando sua diversidade de paisagens e culturas, levando os visitantes a uma verdadeira expedição por um Japão múltiplo. O termo “Japonésia” foi criado e conceituado pelo escritor japonês Toshio Shimao, com a intenção de enfatizar que o país é um conjunto de ilhas, indissociável embora multicultural.
Em tempos digitais, Naoki Ishikawa, considerado um dos artistas mais relevantes no cenário atual da fotografia no Japão, se destaca por fotografar de maneira analógica as paisagens das terras japonesas, trazendo um olhar singular para a interação entre a natureza e a presença humana e seus traços culturais nesses locais. Ishikawa, com sua extensa trajetória artística, vem mostrando seu trabalho com muito sucesso na Ásia e nos Estados Unidos, além de conquistar prêmios como a da The Photographic Society of Japan, na categoria Lifetime Achievement Award.
“Os trabalhos de Naoki Ishikawa reforçam a forte ligação do Japão com o mar, evidenciando a diversidade das paisagens naturais particulares de cada região. É um belíssimo trabalho de um artista do século XXI que nos faz tomar parte das suas descobertas”, afirma Natasha Barzaghi Geenen, curadora da exposição e diretora cultural da Japan House São Paulo, que concebeu a mostra inédita na América Latina.

Conexão São Paulo-Curitiba

A mostra faz parte de uma série de ações de intercâmbio programadas pelas duas instituições, que prevê exposições e outras atividades culturais e educativas a serem realizadas de forma conjunta.
De acordo com a diretora-presidente do Museu Oscar Niemeyer, Juliana Vosnika, a cooperação institucional enfatiza a intenção do MON em ampliar horizontes. “Queremos ir além da influência eurocêntrica e apresentar ao visitante a arte asiática, a africana e a latino-americana”, destacou.

VEJA TAMBÉM: Curitiba tem o único museu ferroviário do Brasil instalado dentro de um shopping

Com sede na Avenida Paulista, a Japan House São Paulo tem como objetivo ser uma base de difusão de diferentes vertentes da cultura japonesa e ampliar a rede de conexões com outras cidades . “Seguimos apresentando o Japão de hoje além dos muros de nossa sede em São Paulo e a parceria com o MON é um dos importantes movimentos neste sentido”, enfatiza Eric Klug, Presidente da Japan House São Paulo.
O horário de funcionamento do Museu Oscar Niemeyer é das 10h às 18h, de terça a domingo. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) e podem ser adquiridos na bilheteria ou no site www.museuoscarniemeyer.com.br, onde também estão explicados todos os protocolos de segurança seguidos no espaço, como limitação de público e uso obrigatório de máscaras por causa da pandemia da covid-19.
O museu está localizado na Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico. Mais informações no Facebook, no Instagram ou no museuoscarniemeyer.org.br/mon/monemcasa, onde estão sendo disponibilizadas diversas atividades virtuais.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.