Espetáculo teatral é apresentado com atores em suas casas e interação do público

Inspirado na obra de Matéi Visniec, o espetáculo teatral on-line desafia a discussão de novas formas de fazer arte em meio à crise

espetáculo virtual
Foto: Divulgação

Solidão, medo, angústia… Em algum momento de 2020 praticamente todos passamos por um desses sentimentos. Dessas emoções misturadas e da inquietude das mentes do diretor Bruno Kott e dos atores Mauro Schames e Nicole Cordery, nasceu o projeto Pandas, ou era uma vez em Frankfurt, um espetáculo teatral on-line e ao vivo, transmitida pela plataforma Zoom, feita pelos artistas isolados em suas próprias casas (eles nunca se encontraram ao vivo) e com interação do público, que fica com os microfones ligados.
O espetáculo está em cartaz até o dia 30 de agosto, sempre às 20h, mas os ingressos estão se esgotando rapidamente e restam vagas apenas para os dias 21, 28 e 29. O preço é R$ 20 e a compra deve ser feita pela plataforma Sympla. Para assistir, é necessário fazer o download do aplicativo Zoom (a equipe indica que seja no computador, mas no celular também funciona). No dia da apresentação, o link fica disponível no site e direciona automaticamente para o Zoom.
É necessário entrar na sala do Zoom cerca de 15 minutos antes para ser recebido pelo diretor na sala com as recomendações. Enquanto isso, os atores Mauro e Nicole estão, cada um em sua casa, fazendo alongamento, aquecimento, limpeza vocal e maquiagem. Assim que toca terceiro sinal, é hora do público ficar em um lugar silencioso, de preferência com as luzes apagadas, para começar a assistir ao espetáculo. Após todas as apresentações, os atores e o diretor ainda continuam na plataforma para conversar com o público.

VEJA TAMBÉM: Cena Hum leva miniespetáculos de arte ao ar livre para a sua casa

A peça, que tem classificação indicativa de 14 anos, conta a história de um casal de desconhecidos que acorda na mesma casa. Ambos trazem apenas fragmentos da noite anterior e precisam um do outro para montar esse grande quebra cabeça de sentimentos e memórias. Dialogando através do humor e mistura de elementos da cultura pop, internet, teatro e cinema com o nosso presente, a adaptação do texto traz esta tensão iminente que nos restringe a uma quarentena.
A experiência é uma adaptação do texto teatral A História dos Ursos Pandas Contada por um Saxofonista que Tem uma Namorada em Frankfurt, do dramaturgo romeno Matéi Visniec, que autorizou a encenação e elogiou a peça como uma forma de resistência artística.
Matéi tornou-se um dos autores contemporâneos mais encenados do mundo. Seus textos, sempre absurdos, exploram o questionamento sobre a “realidade” e nossos padrões sociais e existenciais. Atualmente, ele vive em Paris e trabalha como jornalista no Radio France Internationale.
 
 
 
 
Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!